+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Mercado de Trabalho

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL
22/01/2018

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

 
Nesse artigo, serão abordadas as principais Tendências do Mercado e Processos Seletivos para 2018 que a driverh identificou na interação com assessorados e nosso networking de Recursos Humanos nas principais empresas do mercado.
 
Estar por dentro dessas tendências é essencial para o profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional, pois o profissional pode se antecipar e estar melhor preparado para suas entrevistas e processos seletivos.
 
  • Aumento de vagas de Replacement

O contexto da crise levou muitos profisisonais a aceitarem propostas consideravelmente abaixo de seu último salário, e as empresas que escancararam essa prática vão colher os frutos dessa escolha com uma alta rotatividade em seus times que deve se estender até meados de 2022.
 
Resultado e Cenário no Mercado: um número maior de vagas que devem ser fechadas urgentemente, provavelmente, times pouco entrosados e com baixo engajamento (caso outros profissionais do time queiram sair da empresa também). 
 
Para quem é gestor de pessoas: A competência de gerar resultados concretos e de formar um TIME será essencial. A gestão de pessoas deve ser feita para criar um time que tenha identidade - faltou inspiração? não precisa de inspiração para liderar 100% do tempo... Se apoie nos valores e nos objetivos da empresa.
 
Para quem não é gestor: Caso o profissional não tenha perfil de liderança desenvolvido, precisará ser capaz de formar alianças profissionais e fugir dos pessimistas, além de ser capaz de performar sem monitoramento e acompanhamento contínuo. Isso será avaliado nas entrevistas.
 
 
  • Por que você quer sair de sua empresa atual?

Como muitos profissionais irão buscar novas oportunidades por conta do salário, os recrutadores e headhunters estarão preparados e calejados para fazer esse questionamento durante uma entrevista.
 
E por mais que seja compreensível que os profissionais estejam buscando uma faixa salarial mais atrativa, é importante não citar apenas a remuneração como fator de decisão. Sair de uma empresa envolve vários aspectos - liderança, salário, visão da empresa, qualidade de vida... O profissional deve ter clareza sobre os aspectos que gostaria de mudar e encontrar em equilíbrio em sua fala quando for responder essa pergunta.
 
 
  • Por que você está... até agora... fora do mercado?

Se o profissional falar que não voltou ao mercado por conta de propostas ruins que recebeu, vai estar caindo no mesmo erro de alguns profissionais que estão empregados e que querem a mesma vaga: esse erro é resumir tudo à dinheiro $$$.
 
O profissional deve falar sobre outros aspectos que o motivam - "até agora eu não recebi uma proposta ou fui chamado para um processo seletivo que fosse realmente atraente para minha carreira, eu estive esperando a oportunidade certa aparecer, pois não sou o tipo de profissional que irei me comprometer para daqui há um ano sair da empresa pois "a empresa não era o que eu esperava". Valorizar-se é essencial.
 
 
  • Aumento de Competitividade entre profissionais que estão empregados X profissionais que estão fora do mercado.
 
Para o profissional que está fora do mercado, o desafio é se inteirar do que acontece no mercado/ segmento de interesse - o profissional deve ir em feiras, acompanhear eventos, e mesmo que esteja fora do mercado, buscar se informar sobre o seu segmento de forma rotineira, pois esse é o aspecto atrativo quando o mercado considera um profissional que está empregado.... o profissional empregado está diariamente sendo impactado por esses conteúdo de forma automática, natural, já o profissional que está fora do mercado - tem que buscar se informar com muita frequência e o mais importante... saber com quem e onde se informar!
 
Um outro aspecto muito atraente em um profissional que está empregado no momento é que ele não é/está desesperado e na hora de avaliar a empresa o faz de forma visível, transparente, mas discreta (sem emitir opiniões desnecessárias)... e isso atrai a empresa, pois o profissional que demonstra ter auto-estima é valorizado.
 
Sobre os profissionais que estão fora do mercado, um ponto forte é a determinação e vontade de agarrar novos desafios, ou seja: vontade e disposição para trabalhar, que pode ser muito maior em comparação com os profissionais que estão no mercado e que estão em uma zona de conforto.
 
Portanto, a recomendação da driverh para os profissionais que estão empregados é que mostrem uma grande disposição para os novos desafios que vêm a sua frente, principalmente, se considerarmos que o Brasil está saindo de uma crise... temos muito trabalho para fazer, muitos desafios para enfrentar e tudo isso considerando que as empresas tem um mindset de diminuição de custos.
 
 
  • Procura-se: Profissionais que fazem mais com menos. Para sempre.
 
Estamos em um contexto globalizado - que é muito bom para os negócios, mas carrega consigo uma série de riscos econômicos pois cada empresa encontra-se mais e mais vulneráveis ao passo que estão se espalhando ao redor do globo... e as empresas não tem mais escondido: remuneração é com base e performance e "mimos" são coisas do passado, (pelo menos para 90% dos profissionais).
 
O profissional deve mostrar ser um profissional realista e que é HANDS ON! Faça mais com menos: menos mimos, menos headcounts, menos budget. 

__________________________
 
 
O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?