+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

SEMELHANÇAS ENTRE CANDIDATO E ENTREVISTADOR, COMO ISSO FUNCIONA?
10/06/2019

SEMELHANÇAS ENTRE CANDIDATO E ENTREVISTADOR, COMO ISSO FUNCIONA?

Quando consideramos a tomada de decisão de um gestor na contratação de um colaborador, sempre pensamos na metodologia explícita e objetiva de avaliação dos profissionais: entrevistas por competências, definição de perfis profissionais, formação acadêmica, resultados alcançados, cases de sucesso, e por aí vai, a lista é longa e complexa.
 
Porém, pouco paramos para considerar, aspectos subjetivos e inconscientes que podem influenciar uma decisão de contratação, e é sobre esse tema que o presente artigo irá dissertar.
 
Sabe-se que em um momento de avaliação de candidatos, será estabelecido um relacionamento entre as partes envolvidas – entrevistador e entrevistado – e que esse, como qualquer outro relacionamento, está sujeito às dinâmicas e mecanismos de defesa inconscientes, como: espelhamento, idealização e projeção de sombra e luz.
 
E como essas dinâmicas aparecem no momento da entrevista? Vamos citar alguns exemplos, e iremos orientar os profissionais que estão em busca de uma recolocação sobre como lidar com essas dinâmicas em uma entrevista.
 
O Espelhamento, Idealização e Projeção
 
O espelhamento acontece quando o entrevistador projeta em seu entrevistado suas características, de forma realista (apenas espelhamento) ou acompanhada de uma percepção idealizada de sí mesmo, e depois projetada no entrevistado (idealização + espelhamento).
 
Esse mecanismo pode acontecer entre a personalidade do entrevistador e entrevistado, como também pode ocorrer entre a “personalidade” da empresa, versus do entrevistado. As empresas possuem personalidades, identidades, diferentes. Por exemplo, algumas delas são do tipo "panelinha, mais sociáveis" e outras mais "sossegadas, e reservadas".
A capacidade de um candidato convencer o entrevistador de que ele também pode fazer parte do "clubinho" ou ser mais "sossegado" afetará suas probabilidades de contratação.
 
Mas, além de se encaixar na empresa, os candidatos devem atrair os próprios entrevistadores. Os entrevistadores inconscientemente tomam decisões de contratação, baseados em uma avaliação sobre a qualidade de tempo que poderiam passar ou não com o profissional entrevistado – o entrevistador (principalmente os gestores diretos), conseguiria passar um tempo de qualidade ao lado desse profissional, como em uma viagem a trabalho, após o expediente, ambos poderiam sair para jantar e desfrutar da companhia um do outros como bons colegas de trabalho? Isso também influencia muito uma decisão de contratação.
 
Outra dinâmica inconsciente que influencia uma contratação é a Idealização em conjunto com a Projeção. O entrevistador idealiza a si próprio em suas habilidades, e inconscientemente julga que sua biografia ou escolhas pessoais sejam um termômetro de mérito profissional, tendo preferências por profissionais que tenham uma história de vida e carreira semelhante.
 
Entrevistadores que se formaram em física, por exemplo, poderiam favorecer graduados em física, devido à sua formação analítica.
 
Como essas dinâmicas impactam as empresas?

Mais problemático do que potencialmente descartar bons profissionais que sejam diferentes de um entrevistador médio, as empresas estão abrindo mão do conceito de diversidade de ideias.
 
Claro que ser simpático, comunicativo e educado é importante – o profissional no dia a dia de trabalho, precisa interagir com clientes e engajar profissionais para projetos e atividades internas, porém, existem outras formas de o profissional a) ser simpático,  b) ser socialmente hábil c) ser educado, sem precisar ser um espelho de seu gestor ou da empresa.
 
A diversidade dentro de uma empresa - seja ela demográfica ou em termos de composição de personalidades diversas – tem enormes benefícios para a eficiência de um negócio: ajuda os times a tomar melhores decisões, aumenta a motivação e a criatividade no relacionamento de negócios.
 
E como o candidato pode se preparar para uma entrevista, de forma a lidar melhor com essas dinâmicas inconscientes?

Nós da driverh, recomendamos que todos os profissionais busquem por informações disponibilizadas pelo entrevistador a respeito de si mesmo, e demonstrem e respondam de forma autentica a essas similaridades no momento da entrevista, porém sem mentir e forçar uma situação de espelhamento inexistente.
 
Para concluir, enfatizamos a necessidade de se disponibilizar treinamentos para os gestores e entrevistadores dentro das empresas, tudo isso com o objetivo de tornar o momento da entrevista, o mais consciente possível.
 
Para que fique claro: não é errado contratar um profissional por afinidades, afinal, nenhum gestor é obrigado a ter um time que não tem entrosamento com sua própria gestão e personalidade, mas, é necessário que os gestores estejam atentos para essas dinâmicas que possam ocorrer em uma tomada de decisão de contratação, pois o mesmo pode decidir conscientemente a construir um time mais diverso, rico e dinâmico. Sem contar na diminuição da probabilidade de contratações baseadas em APENAS AFINIDADE  - o que traria prejuízos consideráveis para a empresa, para o próprio gestor e para a equipe.

____________________________

O profissional deve se lembrar que as entrevistas são um momento chave para que sua Recolocação ou Transição Profissional seja concluída com sucesso. Ter uma boa trajetória pode não ser o suficiente, caso o profissional não esteja preparado ou esteja com uma baixa energia durante sua entrevista.

A driverh oferece Coaching para Entrevistas para os profissionais que tenham o desejo ou necessidade de se tornarem profissionais mais competitivos em suas entrevistas e processos seletivos.
 
O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

 

Compartilhar:

Você também pode se interessar por...