+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes
31/08/2020

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional de Gerentes


Se você é um Gerente e está em busca de recolocação, então este artigo é para você. 


O profissional que alcança o cargo de gestor geralmente é um profissional reconhecido por suas qualidades táticas, estratégicas e no trato com as pessoas. Esse profissional normalmente desenvolve uma carreira apreciada pelas empresas, pois para alcançar tal nível em sua carreira, sem dúvidas ele se destacou em vários momentos e fez real diferença nos resultados das empresas que passou.


Entretanto, como o mercado de trabalho está em frequente mudança, este profissional pode encontrar dificuldades quando for buscar uma movimentação em sua carreira: seja por desligamento ou para buscar novos desafios no mercado. 


Por isso, neste artigo vamos destacar quais são os cuidados que os gerentes devem tomar quando buscarem uma recolocação no mercado atual e quais são as principais mudanças que irão enfrentar em relação aos processos seletivos das empresas. Continue a leitura. 


Perfil Gerencial: percepções comuns e cuidados que o profissional deve ter ao buscar por uma recolocação

Em nosso tempo de experiência como consultoria de recolocação profissional, tivemos a oportunidade de trabalhar com gerentes e ajudá-los com suas recolocações, e o que notamos é que geralmente este tipo de profissional faz certo "sucesso" no mercado de trabalho. Quando empregados, é normal que atraiam muitos recrutadores, o que comprova que o perfil gerencial é bem requerido pelas empresas. 


Os principais motivos das empresas estarem tão interessadas pelos perfis gerenciais são sua visão ampla de negócios e suas experiências anteriores, principalmente em segmentos de mercado específicos. 


Além disso, os recrutadores levam em consideração que tratam-se de profissionais focados e orientados em resultados CONCRETOS, por isso, possuem grande potencial e são colaboradores muito interessantes para as empresas. 

Qual a percepção que os gerentes têm quando retornam ao mercado de trabalho? 

Apesar do perfil muito atrativo, quando efetivamente participam de processos seletivos, os gerentes costumam sentir certa estranheza. Isso porque é muito comum que a carreira do gerente bem sucedido tenha sido da seguinte forma: começou em cargos de analista em uma empresa, passou por posições de especialista, pode ter transicionado entre áreas, assumiu uma primeira posição de gestão (coordenação ou supervisão) e finalmente chegou na gerência devido a sua grande ascendência profissional. 


Ou seja, quando este tipo de profissional decide retornar ao mercado em busca de recolocação, ele percebe um mercado fortemente competitivo e afiado em relação à cargos de gestão. 


Além de existir este perfil de gestor que cresceu em uma única empresa, existem ainda aqueles que optaram por fazer mais movimentações em suas carreiras, por isso, possuem mais experiência em empresas diferentes. Essas vivências fazem o profissional se tornar ainda mais competitivo e agressivo na hora de ser avaliados, pos inclusive, já está habituado em fazer transições.


O que estamos querendo dizer é que: Quando o profissional está em posições iniciais, - como: Analista e Especialista -, existe uma variação maior na qualidade e competência dos candidatos, ou seja, é mais fácil se destacar como um "bom candidato", mas quando consideramos uma fatia de mercado de gestores, estamos falando de uma média mais alta (a régua sobe!) em termos de competências técnicas e comportamentais, afinal, são os profissionais que se destacaram ao ponto de se tornarem gestores! A mesma lógica vale para os executivos - que são considerados os "melhores entre os melhores".


Quais cuidados os gestores devem tomar após a evolução de suas carreiras? 

Para estar mais preparado para o mercado de trabalho e evitar essa estranheza em um momento de recolocação, nossa recomendação é que os gestores invistam um tempo para refletirem sobre suas carreiras e não foquem somente no desenvolvimento das suas hard skills para gestão, mas dediquem também um tempo para conhecer o mercado e os formatos das entrevistas e processos seletivos nesta nova fase profissional. Você pode fazer isso participando de processos, conversando com gestores que já participaram ou contratando uma consultoria de recolocação profissional para te assessorar de forma absolutamente profissionalizada.. 


Uma segunda orientação que oferecemos neste artigo é: Avalie os perfis de gestores que atuam com o mesmo segmento e área, utilizando o Linkedin. Observe como eles se portam na rede, além de analisar quais são seus maiores desafios, experiências e habilidades que possuem para o cargo. Por fim, faça uma comparação com as suas próprias experiências e perceba com quem você está concorrendo no mercado!


O que muda em um processo de recolocação de gerentes?

Não basta trabalhar somente suas hard skills como falar outras línguas e ter cursos e mentorias no currículo. Hoje, você precisa dedicar tempo também em seu crescimento como profissional que busca uma recolocação, ou seja, se preparar profissionalmente para entrevistas e  processos de seleção, pois os gerentes e executivos estão concorrendo com os melhores do mercado.


Quer alguns exemplos? Veja abaixo alguns pontos que são diferentes em processos seletivos/entrevistas para posições de gestão: 


  • o estilo de entrevista;
  • a estrutura do processo seletivo;
  • o perfil do entrevistador;
  • o que é avaliado no perfil profissional;
  • o posicionamento do profissional como gestor.

Continue a leitura para conferir mais mudanças que os gerentes enfrentam quando vão buscar uma nova oportunidade no mercado:

 

Menor número de oportunidades

Geralmente, em um time, existem diversos estagiários, assistentes e analistas, mas somente um gestor, por isso, já é possível imaginar que o número de vagas para gestão é bem menor do que para analistas, por exemplo. 


Entretanto, existem formas de passar por este desafio, como contratar uma consultoria para recolocação profissional. Este tipo de serviço já possui o contato direto com empresas que estão em busca de gestores, então, com uma consultoria assessorando em todo o processo de recolocação, você obterá uma grande vantagem por estar exposto a uma rede maior de contatos e contará com maior visibilidade no mercado, que já é garantia oferecida pela consultoria. 

Maior competitividade

Além de enfrentar o grande desafio de competir por poucas vagas, você terá que se preparar também para uma forte competitividade no mercado. Lembre-se, você está competindo com profissionais altamente capacitados, ou os melhores capacitados em sua área específica.


Como comentado no começo do artigo, existem perfis de gestores que passaram por mais empresas e possuem maior experiência de mercado, o que os torna mais competitivos, mais inteligentes em relação à estratégias de negócios, mais agressivos em processos seletivos e também mais confiantes. Por isso, reforçamos: não deixe de se preparar para os processos seletivos, analisando o perfil dos seus concorrentes.


Maior facilidade em encontrar gerentes das grandes empresas pró-ativamente, através das redes

Os processos seletivos atualmente são bem mais modernos por poderem contar com dados das redes profissionais. Equipes de recursos humanos e headhunters não esperam mais os profissionais se candidatarem em suas vagas em aberto. Hoje, elas estão habituadas à sondarem os profissionais das empresas que são suas concorrentes e convidá-los para seus processos seletivos. 


Com esta estratégia, a empresa contratante garante que está convidando um profissional muito preparado e que já possui experiência no segmento que atua.


Por exemplo, se uma empresa de e-commerce precisa contratar um novo gerente financeiro, ela primeiro faz um mapeamento dos seus principais concorrentes de e-commerce, e a partir daí já aborda diretamente os profissionais que trabalham nestas concorrentes. 


Com esta estratégia, fica mais difícil para aquele gestor que ainda não tem grande visibilidade no Linkedin, pois ele está competindo com profissionais que são ativos na rede e que consequentemente são mais vistos pelas empresas. 
 

Maior exigência do perfil gerencial

Como o cargo de gerência é mais elevado, espera-se que o processo seja mais exigente em relação à seleção dos profissionais finalistas.


Uma forte mudança percebida em processo de recolocação de gerentes é que as empresas exigem uma grande maturidade do profissional, além de muita inteligência e experiência de mercado. 


Como comentamos anteriormente, existem gestores com experiências bem marcantes em suas carreiras. Este tipo de profissional se porta com bastante confiança e auto suficiência, afinal, suas experiências anteriores o fazem se sentir bem confortável em processos seletivos. 


Se você tem o perfil de gestor que teve apenas uma experiência neste cargo, nós indicamos que você desenvolva maior maturidade profissional através destes passos:  


  • Interaja sempre com profissionais com níveis mais seniores: 

Busque conversar com pessoas com muito mais experiência de mercado do que você e perceba o modo com que elas se portam, sua postura, confiança e influência. 


  • Saia da sua zona de conforto diariamente e se arrisque mais: 

Para ganhar mais autoridade e maturidade profissional, caso esteja empregado, aproveite a oportunidade e participe de projetos diferentes, venda mais suas ideias dentro de sua própria empresa, arrisque-se e tente estratégias que ainda nenhum gestor usou. Desta forma, você chamará por mais responsabilidade e consequentemente desenvolverá maior maturidade e confiança.
 

Maior exigência de um profissional multifacetado

Já ficou nítido que em um processo seletivo para gerentes a exigência será maior: tanto por hard skills como por soft skills. 

Entretanto, neste tipo de seleção, as soft skills, ou habilidades intangíveis, precisam de uma atenção maior, pois algumas características são indispensáveis para gerentes e precisam se destacar a todo tempo, como a liderança, dominância e influência. Durante os processos seletivos, estas características precisam aparecer naturalmente, visto que são esperadas pelas equipes avaliadoras. 


Mas é importante frisar: não há como forçar uma atitude de liderança, elas precisam aparecer de forma natural em cada um dos momentos da seleção: desde o primeiro cumprimento à equipe de recepção até na hora da conversa com um dos avaliadores da empresa. Mostre sua liderança e influência com sua postura. 


Não esqueça também que além de ser avaliado por uma equipe de RH, o gerente passará ainda por avaliações de lideranças regionais e até globais de sua área de atuação. Portanto, com este segundo nível de avaliadores, é essencial uma postura um pouco diferente: mostre um pouco menos do perfil de liderança e mais do perfil pró ativo. Estes líderes serão parceiros de liderança ou mesmo seus superiores, por isso, saiba se adaptar ao momento da avaliação. Para estas lideranças de nível hierárquico mais altos, mostre que você será um braço direito e que é um grande executor. É isso que eles vão buscar de você.


Eles precisam ver em você a liderança perante seus liderados e a pró-atividades e facilidade em executar perante seus superiores.


Maior número de gerentes sendo assessorados por consultorias de recolocação profissional

Outra mudança que notamos também nos profissionais do nível de gestão é que quando chegam à este cargo, a tendência é ficarem mais adeptos a contratação de uma consultoria de recolocação profissional. 


Isso acontece porque as consultorias de recolocação possuem várias vantagens, como: 

  • obter grande rede de contatos profissionais para direcionar o assessorado às melhores empresas do mercado, 
  • expertise que potencializa suas performances em entrevistas e processos seletivos;
  • a proteção da imagem do gerente frente ao mercado de trabalho, auxiliando-o no contato com empresas e tomadores de decisão.


Recolocação de gerentes: prepare-se e conte com a assessoria da driverh

Como vimos, por existirem perfis diferentes de gestores, é necessária grande preparação do profissional que pretende fazer uma movimentação em sua carreira. 


Independentemente se o profissional está empregado ou não, nossa dica final é que ele planeje-se e capacite-se. Faça com que as suas soft skills de liderança e dominância estejam afiadas e sejam transmitidas de forma espontânea e natural durante uma entrevista.


Para exercitar estas características e ter maior visibilidade no mercado de trabalho, nós recomendamos fortemente a contratação de uma consultoria de recolocação profissional, como a driverh. 


A driverh é uma das melhores consultorias de recolocação profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso que podem ser conferidos através dos depoimentos de nossos assessorados.
 

Conheça nossos serviços de recolocação profissional para gerentes e tire suas dúvidas com a nossa equipe através de um call objetivo. 


Para iniciar, preencha nosso formulário de contato sem compromisso e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9.5481 6647.
 

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com sua rede de contatos.

 

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters