+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER
28/08/2019

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Em diversas empresas, é bastante comum que durante o processo seletivo para recolocação profissional seja feita a pergunta: "me diga qual é o seu ponto forte".  Essa pergunta pode vir em algum momento da sua entrevista de emprego e de diversas outras formas:

 
  • Me fale qual o diferencial do seu perfil;
  • Quais você considera serem os seus pontos fortes?
  • O que você tem de diferente dos outros candidatos?
  • Me fale sobre seus pontos de destaque.

Em primeiro lugar, essa pergunta demonstrará o seu nível de autoconhecimento e sua capacidade de descrever suas qualidades de forma clara e objetiva ao entrevistador.

A driverh possui um serviço de coaching para entrevista, especializado, que gera um aumento exponencial de aprovações em processos seletivos para os clientes que contratam essas sessões de orientação. Uma ferramenta chave de outplacement para a sua recolocação ou transição profisional. Após a leitura deste artigo, aproveite para ler alguns dos depoimentos dos assessorados da driverh e conheça também este serviço.

Fique atento às dicas abaixo e saiba como responder ao entrevistador sobre os seus pontos fortes.

Definição

Antes de mais nada, é importante entender que um ponto forte não é exatamente uma característica "bem evoluída" ou "superior" da sua personalidade como um todo.

Podemos definir o ponto forte no contexto da entrevista, como uma das suas competências que faz você alavancar e alcançar bons resultados, bater suas metas. Pois, por mais que você seja competente desempenhando outras atividades, o seu ponto forte é aquela competência bem desenvolvida e que é essencial para que você alcance suas metas em seu dia a dia de trabalho.

Nunca seja aleatório

Evite dar respostas genéricas e sem contexto, sem considerar o segmento da empresa para a qual está sendo entrevistado - cada segmento de mercado tem desafios particulares e específicos - você deve levar isso em consideração na hora de fazer o exercício a seguir.

Faça o seguinte: liste todos os seus pontos fortes, suas competências e tente identificar qual competência está sempre presente nos momentos em que você alcançou excelentes resultados na sua carreira profissional.

Todos nós temos diversas competências e, ao mesmo tempo, um ou dois pontos fortes que realmente se destacam quando temos que enfrentar um grande desafio no trabalho - e esses pontos fortes sempre se repetem - o ponto forte é uma espécie de "porto seguro" comportamental, que garante que você entregue seus resultados.

Considere o contexto da empresa que está te entrevistando

Lembre-se que a empresa quer saber quais são as qualidades, competências e pontos fortes, que a pessoa recolocada poderá reproduzir novamente no cargo pelo qual você está concorrendo. O interesse da empresa é saber que tipo de comportamento o recolocado emitirá na hora que você precisar atuar em um projeto desafiador.

Portanto, é importante não ter medo de se vender na hora de descrever o seu ponto forte durante sua entrevista.

Para finalizar,  estas orientações são aplicáveis para todas as áreas e segmentos do mercado.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?