+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

O perfil do profissional mais buscado no mercado
07/10/2020

O perfil do profissional mais buscado no mercado

O profissional mais buscado no mercado


Está em processo de recolocação profissional e precisa saber qual o perfil do profissional mais buscado no mercado neste momento? Continue a leitura!


Em um cenário de pandemia e crise, sem dúvidas você já sabe que a economia de todo o mundo foi afetada. Devido ao momento delicado, as empresas tiveram que reorganizar suas prioridades e estratégias financeiras, a fim de segurar o máximo de caixa possível e manter o negócio ativo. Ou seja, a maior parte das companhias seguraram diversos investimentos, tanto externos quanto internos. 


Quando pensamos nos recursos humanos não é diferente. Em mudanças de cenários como a que estamos vivendo, as empresas passam a perceber seus colaboradores com uma outra visão, muito mais objetiva. 


Além disso, a distância imposta pelo home office, acaba igualando profissionais diferentes que pertencem à mesma equipe. Profissionais que antes executavam suas tarefas de forma discreta começam a se destacar pelos seus resultados expressivos, enquanto outros que eram mais "populares" começam a ter dificuldades de sustentar seus posicionamentos. 


Para concluir, em meio à crises e grandes desafios, pessoas específicas, que possuem determinadas soft skills ficam em grande evidência, pois nestes momentos que elas mostram-se indispensáveis para a empresa.


E esse, é justamente o tema que vamos tratar neste artigo: quais são as soft skills mais valorizadas nesse momento de mercado?

A importância de suas soft skills

Não deve ser novidade para você que certas soft skills vem sendo cada vez mais exploradas e buscadas pelas empresas no mercado de trabalho. 


Os entrevistadores buscam conhecer suas soft skills em vários tipos de perguntas, mas um exemplo delas é a “Qual é seu ponto forte?”.


Como essa avaliação pode ser viabilizada tanto por perguntas mais objetivas quanto de forma sutil em qualquer uma das fases de um processo seletivo, é indispensável que pode tenha autoconhecimento e entenda quais são suas características, quais delas você considera que são bem desenvolvidas e quais delas você precisa trabalhar. 


Trabalhar nas suas soft skills é uma atitude que mostra profissionalismo, foco, disciplina e organização, pois nem sempre é fácil desenvolvê-las. Entretanto, fazer uma auto análise e entender as suas competências que precisam ser melhoradas é essencial para o sucesso de sua recolocação ou movimentação profissional.


Você também pode se interessar por estes artigos:

Qual é o seu ponto fraco? Como responder

Qual é o seu ponto forte? Como responder

A importância da inteligência emocional no trabalho

As soft skills do profissional mais buscado no mercado

A lista abaixo apresenta as características que recomendamos que você desenvolva principalmente para recolocações durante e após a pandemia. 


Sem dúvidas existem outras diversas competências que são importantes, mas de acordo com a nossa experiência no mercado de recolocação profissional, consideramos que as soft skills apontadas abaixo são as que mais se encaixam no cenário atual e são estas que as maiores e melhores empresas mais estão buscando neste momento. 

  • Flexibilidade

Em um contexto de home office, é essencial que o profissional seja flexível. 


Pensando no dia-a-dia, um exemplo seria nas atividades: o profissional precisa saber a diferença entre o que é importante, o que é urgente e o que é circunstancial. Ou seja, ele precisa ser flexível para realocar suas atividades com facilidade quando emergências aparecem, mas de forma sábia, sem atrapalhar as demandas atuais. 


Além disso, o profissional precisa saber lidar com atividades novas (que nunca tinha feito antes), afinal, com ambiente e formato novo de trabalho, as tarefas e desafios que chegam são diferentes. 


Você já parou para pensar quanta coisa mudou nos negócios durante a pandemia? A situação econômica, o jeito de fazer negócio, a forma de atender os clientes, o modo de vender e negociar... Com tantos cenários novos, problemas novos também aparecem, e você precisa ser flexível para lidar bem com todos esses cenários diferentes.

  • Objetividade

O profissional precisa buscar a objetividade em seu dia-a-dia de trabalho. Fizemos uma pequena lista do que NÃO é objetividade:
 

  1. Comunicações em excesso e rebuscadas;
  2. Reuniões desnecessárias ou muito longas;
  3. E-mails que não vão direto ao ponto;
  4. Conversas que não são claras.

Um profissional que não é objetivo suga toda a energia e produtividade da equipe, além de prejudicar a sua própria performance. 


Para desenvolver sua objetividade, indicamos que você aprenda a construir KPIs. 


Desenvolver suas próprias KPIs (Key Performance Indicator - Indicadores de Performance) ajudam você como profissional a acompanhar a eficiência do seu trabalho.


Geralmente, cada área tem a sua: Marketing tem um KPI que acompanha a conversão de visitantes do site em leads para a empresa, o setor Comercial tem um KPI de conversão em vendas por leads recebidos, TI tem um KPI que mede o tempo de atendimento em cada ticket recebido, etc. 


Conheça e implemente seus próprios KPIs e acompanhe seu trabalho, antes mesmo de seu gestor. Desta forma, você ganha produtividade e credibilidade perante seus gestores, sem falar que as empresas gostam de profissionais que são transparentes.

  • Organização

Não estamos falando aqui sobre ter aquela organização visual, onde você organiza sua mesa de trabalho, mantém as gavetas limpas e arrumadas e seus documentos em dia. 


O profissional que tem organização no trabalho é aquele que entende suas prioridades no dia-a-dia e trabalha de acordo com elas. Ele sabe seus horários de trabalho e não permite que compromissos pessoais invadam os profissionais, e vice-versa. 


É aquele profissional que se organiza tão bem durante o dia e semana que não deixa trabalho sobrando para o dia seguinte e nem trabalha várias horas extras, evitando assim o abuso da sua saúde, tanto física quanto mental. 


Profissionais organizados e equilibrados se destacam no médio e longo prazo pois sabem estabelecer limites e dizer "não".


Um grande ponto negativo em não ser uma pessoa organizada é justamente entrar em um estilo de trabalho que não é saudável e muito menos produtivo, que leva o profissional a sempre estar em movimento (movimento é diferente de resultado) e por fim, leva-o ao burnout.


Já o profissional organizado, sabe que sua carreira é uma maratona (consistência)  e não uma corrida de 400mts.


Você também pode se interessar por este conteúdo: 

Aprenda a dizer "não" no trabalho para crescer

  • Orientação a resultados

A quarta e última soft skill que queremos pontuar é o foco em resultados.


No trabalho presencial, pode ser que os profissionais orientados a resultados não tenham tanto destaque quanto outros profissionais com skills mais comunicativas e sociais, que são bastante valorizadas no modelo presencial.


Então, em um novo contexto como o de home office, onde todos os colaboradores estão trabalhando de forma mais autônoma, os bons resultados deste tipo de profissional ficam mais destacados e ganham maior relevância, podendo até ser um dos poucos que ainda vão garantir promoções e bonificações.

Se destaque no mercado de trabalho para se recolocar ou mudar de empresa

Conheça os serviços da driverh!


A driverh é uma das melhores empresas para recolocação profissional do país e conta com uma metodologia totalmente voltada à resultados. Conheça aqui alguns profissionais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.


Converse conosco e tire suas dúvidas através de um call objetivo: preencha nosso formulário de contato sem compromisso e retornaremos para você, ou entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9 5481 6647.



Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Como mudar de empresa em 2021

Recolocação Profissional

Como se recolocar no mercado pós pandemia

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters