+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Carreira

O que é um Jobhunter?
22/07/2019

O que é um Jobhunter?

O que é um Jobhunter?


Profissionais que estão desempregados ou até mesmo aqueles que buscam por novas oportunidades de forma confidencial (atualmente empregados), procuram no mercado serviços relacionados a transição de carreira e acabam se deparando com termos que os confundem por não saberem as diferenças de cada serviço oferecido pelo mercado.


Por isso, hoje vamos explicar o significado de Jobhunter, que é um termo muito utilizado no mercado de trabalho atual e você provavelmente já deve ter visto a expressão em redes sociais profissionais como o Linkedin. 


  • O que é um Jobhunter?

A palavra Jobhunter é a união de duas palavras em inglês: “job” que significa trabalho e “hunter” que quer dizer caçador, entretanto, este termo tem um conceito que vai além de um simples profissional “buscador” de empregos no mercado.


As atividades de um Jobhunter podem ser prestadas por consultorias especializadas e que vão oferecer ao assessorado serviços voltados para uma mudança de empresa ou para uma recolocação profissional após desligamento, mas de forma totalmente personalizada e objetiva, já pensando na praticidade que o mercado atual busca. 


  • Quem pode contratar os serviços de um Jobhunter?

Concentrado em profissionais de diversos níveis hierárquicos que vão desde analistas seniores, gerentes, diretores e até profissionais C-level, o Jobhunter fornece serviços de consultoria orientados na busca de resultados, por isso, se difere de outros serviços do mercado como o Outplacement tradicional - que é focado mais em capacitação, treinamentos, cursos e workshops. Então, se você está procurando um serviço focado diretamente na visibilidade do seu perfil, este serviço pode ser o certo para você. 


  • Quais são os diferenciais do serviço de Jobhunter?

A consultoria especializada em serviços de Jobhunter, diferente de um Headhunter (que trabalha exclusivamente para as empresas), presta serviços à pessoas que estão buscando uma recolocação no mercado e que querem um serviço objetivo, focado em resultados de melhoria em visibilidade de seus perfis no mercado de trabalho.


A maior diferença para outros serviços relacionados a carreira, é que as atividades do Jobhunter não têm foco em processos longos de autoconhecimento e de desenvolvimento de carreira através de cursos, workshops e palestras, afinal, nem todos os profissionais têm tempo hábil para estas atividades relacionadas à uma progressão de carreira.


É por isso que o serviço de Jobhunter concentra-se na visibilidade do perfil do profissional e prepara-o para alcançar resultados de forma objetiva. Ou seja, o Jobhunter é o profissional que irá buscar por oportunidades abertas e confidenciais no mercado, e apresentar o perfil de seus assessorados para as empresas contratantes.


Como dissemos, o Jobhunter é diferente de serviços relacionados em mercado e recolocação, mas é importante destacar que não estamos desqualificando estes tipos de serviço de auxílio à mudança de empresas como o Outplacement, mas sim queremos reforçar que o serviço oferecido pelo Jobhunter pode gerar resultados concretos rapidamente, por ser mais concentrado no alcance de resultados e na maior visibilidade do perfil do assessorado no mercado. 


Com os diferenciais explicados e organizados, agora você precisa entender como o serviço de Jobhunter acontece na prática, concorda? Continue a leitura. 


  • Como funciona o serviço de Jobhunter?

Cada consultoria especializada em Jobhunting pode seguir seus próprios métodos e usar ferramentas diferentes, mas de forma geral, as principais fases deste serviço são: 

  • Identificação e mapeamento de oportunidades do mercado de trabalho

O serviço de Jobhunter tem o foco de identificar e mapear oportunidades no mercado junto com o assessorado e fazer a indicação e a ligação do profissional à estas oportunidades, tendo como foco os tomadores de decisão das grandes empresas que já estão presentes no networking da consultoria/assessoria especializada. Estes tomadores de decisão já estarão de fato ligados à vaga ou empresa mapeada pelo assessorado.


As consultorias que trabalham com este serviço tem suas próprias metodologias, mas no geral todas buscam uma única coisa: o aumento da visibilidade do perfil do assessorado perante o mercado e as oportunidades oferecidas, com o objetivo de recolocação ou movimentação profissional no mercado.


Com o aumento da visibilidade do perfil do assessorado no mercado, a consultoria abre caminho para oportunidades, posições abertas e até mesmo para as escondidas e confidenciais, como no caso das indicações pró ativas - feitas para as empresas sem ter uma vaga previamente sendo exposta no mercado. 


Este serviço agrada muito os profissionais atualmente devido a objetividade que ele apresenta.

  • O Jobhunter assume todas (ou quase todas) as atividades operacionais

Sabe-se que o profissional que busca por novas oportunidades no mercado deve investir todo o tempo possível em busca de empresas, vagas, indicações e alterações de currículo, ou seja, deve dedicar todo o seu tempo livre na busca por essa nova oportunidade, incluindo o período após o expediente do emprego atual ou até mesmo os finais de semana. 


Quando o profissional contrata uma consultoria especializada de Jobhunting fica livre dessas atividades operacionais ligadas à recolocação ou mudança de empresa e pode focar 100% de seu tempo em atividades que realmente não podem ser terceirizadas, como fazer a gestão de seu networking.


Além disso, o profissional terá um saving de tempo que deverá ser aplicado em outras etapas absolutamente importantes e decisivas, como a preparação para suas entrevistas junto à sua consultoria.


Agora que você já tem um entendimento melhor de como funciona o serviço de Jobhunter, está na hora de analisar algumas recomendações e cuidados antes de buscar o prestador de serviço ideal para você. Confira.


  • Recomendações antes de contratar um profissional Jobhunter

O serviço de Jobhunter é o certo para você? Confira as recomendações da driverh antes de contratar uma assessoria de Jobhunting:

1. Fuja de profissionais “aventureiros”

Não busque por um profissional específico no mercado para contratar, como consultores que trabalham de forma individual e não participam de uma empresa de consultoria consolidada. 


Por exemplo, existem profissionais que podem estar procurando por recolocação para eles próprios e devido à este tempo livre, acabam oferecendo o serviço de Jobhunter à outros profissionais no mercado. Mas e quando estas pessoas conseguirem suas próprias recolocações? Como ficam seus clientes e assessorados? Eles continuarão sendo atendidos e com a mesma qualidade e dedicação?  


Tome muito cuidado com profissionais assim, pois na maior parte das vezes eles são “aventureiros” neste mercado de recolocação, pois não priorizam uma assessoria à longo prazo, não possuem qualificações e nem mesmo a experiência e networking no mercado de gestão de pessoas e recolocação profissional, como as consultorias especializadas tem. 


Ou então, você pode encontrar um profissional que tenha certa experiência em recolocação profissional mas que na verdade está executando este serviço apenas por um período de curto e não tem planos para o médio e longo prazo. Isso ocasiona uma queda na qualidade na prestação desses serviços, uma parceria curta e talvez contatos de networking fracos, afinal, ele começou a mapear e se apresentar como um profissional que trabalha com esses serviços há pouquíssimo tempo!

2. Busque por consultorias especializadas

 

Indo na direção contrária dos exemplos acima, uma consultoria de recolocação/ jobhunting tem diversas vantagens que vão muito além de um profissional individual. Pontuamos os principais benefícios na contratação de uma consultoria: 


  • A garantia de qualidade devido o nome consolidado no mercado;
  • Networking excelente e de longo prazo;
  • Experiência e conhecimento do mercado; 
  • Processos bem definidos e consistentes;
  • Resultados comprovados e transparentes no mercado;

Vamos utilizar aqui o exemplo da driverh: nós somos uma consultoria consolidada e com reconhecimento de mercado há anos, além disso, a driverh é reconhecida nacionalmente como uma das principais e melhores consultorias de recolocação/job hunting e outplacement do mercado. Além disso, as empresas do país já estão familiarizadas com a metodologia que utilizamos internamente e já conhecem nosso time especializado, afinal, contamos com um networking forte e bem estabelecido.


Outro fator que é importante destacar é que temos diversos cases de sucesso que dão visibilidade para o mercado a respeito da qualidade no atendimento e prestação de serviços para os assessorados 


Resumidamente, não deixe de buscar por uma consultoria verdadeiramente especializada e consolidada no mercado de recolocação, pois somentes estas oferecerão o melhor suporte e qualidade nos serviços de Jobhunter. 


Chegou até aqui e está pensando em contratar o serviço de um Jobhunter? Então confira nossas dicas finais!


  • Contrate o serviço de Jobhunter

É muito importante que o futuro assessorado considere todos os pontos citados acima antes de contratar este serviço: as assessorias que encontrou realmente são empresas consolidadas e com boa reputação no mercado? 


Após fazer estas reflexões, entenda que o trabalho do Jobhunter agrega muito valor ao profissional assessorado, por conta da qualidade do suporte especializado e por conta do saving de tempo gerado e que é revertido em ações que geram ainda mais valor para o cliente: como preparações de entrevistas e desenvolvimento de networking.


Está em fase de recolocação no mercado e decidiu optar pelos serviços de uma consultoria especializada? Não deixe de conhecer então as opções de serviços de Recolocação Profissional e Transição de Carreira da driverh. Confira e analise a área de depoimentos dos nossos assessorados e comprove a qualidade dos serviços que oferecemos. 


Ficou com dúvidas sobre os serviços ou quer conhecer mais? Solicite um contato da driverh, nossos especialistas estão prontos para ajudar você em sua recolocação.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters