+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Carreira

O que é um Headhunter?
15/07/2019

O que é um Headhunter?

O que é um Headhunter?


Você já deve ter percebido que o mercado de trabalho está cada vez mais preparado e competitivo, não é mesmo? Em meio à tantos talentos disputando por uma recolocação ou movimentação de carreira, existem profissionais especializados no serviço de recrutamento e seleção e que trabalham para as empresas contratantes, em busca dos melhores talentos para a empresa.


Se você é um dos profissionais que está em busca de uma movimentação no mercado de trabalho, principalmente em meio às redes profissionais como Linkedin, Vagas e Indeed, deve ter se deparado com o termo Headhunter e é deste profissional que falaremos neste artigo. 


  • O que é um profissional Headhunter?

A pessoa que presta serviços como Headhunter é um profissional que busca por outros profissionais no mercado ativamente, com o objetivo de preencher posições dentro de uma determinada empresa da forma mais assertiva possível e de acordo com os requisitos da empresa contratante. 


A palavra Headhunter vem da junção de duas palavras em inglês: “head” de cabeça e “hunter” de caçador, mas podemos trocar o significado de “cabeça” por “perfil” ou “talento”, trazendo assim o significado que corresponde ainda melhor à missão deste profissional: caçador de talentos e de perfis profissionais, para encaminhá-los à vagas de emprego as quais foram previamente designadas ao profissional headhunter. 


Este profissional pode trabalhar dentro da própria empresa contratante ou em consultorias de recrutamento e seleção.


Como em qualquer setor, cada profissional possui a sua especialidade e no mercado de recolocação profissional você encontrará dois tipos de especialistas que têm seus “nomes” parecidos mas que possuem muitas diferenças: o profissional Headhunter e o Jobhunter. Entenda a seguir como diferenciar cada um deles. 


  • Diferenças entre o Headhunter e o Jobhunter

É essencial destacar que este profissional só trabalha diretamente para empresas (pessoas jurídicas) e não para pessoas físicas, ou seja, ele não é como o Jobhunter - que busca por oportunidades para seus assessorados e trabalha para os interesses dos clientes que estão buscando se recolocar no mercado.


O comprometimento do Headhunter é atender as expectativas da empresa que está disponibilizando uma vaga, por isso, de forma alguma este profissional deve ser confundido com Jobhunter, pois o “caçador de talentos” trabalha para uma empresa e busca atender as expectativas desta contratante, e isso quer dizer que ele está sendo remunerado exclusivamente pela empresa contratante. 


Portanto, se um Headhunter estiver oferecendo para o mercado algum tipo de serviço de recolocação profissional ou mudança de empresa, fuja! Essa pessoa está descumprindo a lei e agindo com má conduta, expondo seus "assessorados" à processos éticos e trabalhistas.


Entenda: se a empresa contratante do Headhunter descobrir que ele está oferecendo serviços de recolocação profissional e encaminhando estes "clientes" para a vaga que a empresa está oferecendo e remunerando o Headhunter para trabalhar, o Headhunter pode ser desligado por justa causa, processado, e a pessoa que contratou os serviços de recolocação profissional pode ser exposta publicamente. 


Por isso, a confusão entre os profissionais Headhunter e Jobhunter deve ser evitada e para isso você precisa entender bem cada uma das facetos dos serviços oferecidos pelo mercado e também para quem eles são indicados. 


  • Quem pode contratar os serviços de um Headhunter?

Conforme citado, apenas empresas podem contratar o serviço de um Headhunter. 


Se você foi desligado e quer voltar ao mercado ou quer mudar de empresa, o serviço correto para você é a assessoria de recolocação profissional e um Jobhunter e não um Headhunter. Se um Headhunter oferecer para você um serviço de recolocação profissional, não aceite, pois isso é uma prática antiética.


Opte por uma assessoria de recolocação profissional transparente e que possui reputação no mercado, como a driverh, para representar você e sua carreira no mercado de trabalho. 


  • Como funcionam os serviços de um Headhunter ou Consultoria de Recrutamento e Seleção, para as empresas que querem contratar profissionais? 

Após notarem um gap em um determinado departamento, as empresas levantam a possibilidade de uma nova contratação e aumento do quadro de colaboradores. 


A partir deste momento, cada empresa segue sua metodologia, mas geralmente o departamento de Recursos Humanos é acionado para fazer o recrutamento e seleção de talentos, ou então, em casos de uma vaga mais delicada e complexa, a empresa nota que serão necessários recursos extras para encontrar o perfil correto para a vaga, e é aí que acionam um profissional como o Headhunter.


Diferente do setor de Recursos Humanos que faz uma triagem e seleção dentro de um banco de dados de profissionais que já se cadastraram para uma vaga, o Headhunter faz um trabalho mais ativo, ou seja, ele sai em busca de perfis que correspondam à vaga definida pela empresa e que não estão em bancos de talentos da empresa contratante. 


Esta busca é feita de várias formas e o profissional tem total autonomia (dentro de seus termos contratuais) para usar seus métodos de escolha e pesquisa de talentos. Alguns exemplos que ele usa são: busca ativa em redes profissionais (Linkedin, Vagas, Indeed e Glassdoor), pesquisa em meio a sua própria rede de networking, contato com parceiros como consultorias e assessorias de carreira, entre outros.


Este tipo de serviço leva diferenciais indispensáveis para as empresas que buscam por um perfil determinado.


  • Por que as empresas utilizam os Headhunters e Consultorias de Recrutamento e Seleção?

O principal diferencial das Consultorias de Recrutamento e Seleção e dos Headhunters é a expertise de mercado, qualificação de contatos, networking atualizado e rapidez no fechamento da vaga.

Entendeu melhor o serviço de Headhunter e notou que na verdade para a sua recolocação você precisa buscar outro tipo de serviço e profissional? 


Para profissionais que estão em busca de recolocação, indicamos que você avalie uma assessoria de recolocação profissional.


  • Contrate o serviço correto para a sua recolocação profissional 

Lembre-se que caso você esteja buscando sua recolocação profissional, ou sua mudança de empresa, você deve contratar uma consultoria de recolocação profissional para representar seu perfil no mercado de forma adequada - dessa forma, você evita cair em roubadas e se resguarda de trabalhar com profissionais de índole duvidosa.


Adicionalmente, é importante citar que a driverh tem um amplo networking com as melhores e maiores consultorias de recrutamento e seleção do mercado, para quem indicamos e apresentamos os perfis de nossos assessorados.


Você precisa aumentar a visibilidade do seu perfil no mercado para ser encontrado por um Headhunter e para receber propostas mais coerentes com seus objetivos profissionais? Conheça o serviço de recolocação profisional da driverh e note as boas experiências dos nossos assessorados através da nossa página de depoimentos. Não deixe de conhecer mais sobre nosso trabalho pela perspectiva de nossos assessorados.


Caso você queira mais informações sobre a driverh, entre em contato conosco para agendarmos um call de apresentação de nossos serviços e modelo de trabalho.


Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters