+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Como Contratar um Headhunter para Recolocação Profissional
22/11/2019

Como Contratar um Headhunter para Recolocação Profissional

Como Contratar um Headhunter para Recolocação Profissional

Está buscando voltar ao mercado ou então, quer mudar de empresa? Um serviço de recolocação profissional pode ser um grande aliado para você nesta importante fase de sua carreira. Continue a leitura. 


Sabemos que o mercado tem se modificado cada dia mais rapidamente. Os profissionais estão cada vez mais qualificados e as empresas com exigências sempre maiores. Mas e como fica aquele profissional que está em busca de uma recolocação? 


É possível realizar sua própria recolocação sozinho, mas com a ajuda de um serviço de recolocação, esse processo se tornará muito mais prático, alcançando resultados melhores, como a maior probabilidade de contratação em uma grande empresa.


É pensando nos profissionais que buscam uma recolocação, que existem empresas no mercado especializadas nesses serviços, como “headhunter para recolocação”, ou ainda “jobhunters”. Esses assessores fazem parte de uma empresa de consultoria de recolocação, que serão responsáveis por ajudar o profissional em seu processo de contratação em uma nova empresa. 


Entretanto, existem muitos profissionais nesta área que prestam serviços diferentes, por isso, é essencial entender as principais diferenças entre cada um deles, além de saber ainda as principais variáveis antes de contratar qualquer serviço de recolocação profissional. Continue a leitura para ver as diferenças entre esses profissionais e o que é necessário avaliar antes de contratar esse serviço. 


Afinal, o que é um Headhunter para Recolocação?

Na verdade, a palavra “headhunter” é usada de forma errada por alguns profissionais, mas calma, vamos te explicar porque as pessoas confundem e o que cada um deles faz.

Durante nossa experiência de mais de 10 anos no mercado, frequentemente notamos as pessoas chamarem de “headhunter para recolocação” o profissional que na verdade faz o trabalho de jobhunter. O headhunter na verdade é aquele profissional que ajuda as empresas a buscarem novos talentos e é ele que aborda profissionais no mercado representando uma respectiva companhia, através de redes como o Linkedin. 


Já o jobhunter é aquele profissional que fica do lado da pessoa que está buscando a recolocação, auxiliando-a com as indicações de vagas, otimizando a visibilidade deste profissional nas redes sociais e de recolocação, como Linkedin e Vagas.com.br, e o mais importante: utilizando o networking da empresa de recolocação para indicar ativamente o cliente para os processos seletivos abertos e confidenciais. 


Por isso, neste artigo vamos abordar como contratar um jobhunter, ou neste caso, como conhecido por alguns profissionais, um “headhunter para recolocação profissional”. 


Os profissionais headhunter e jobhunter fazem a mesma coisa? 

Como citamos, estes dois profissionais executam serviços voltados à carreira, mas seu público-alvo é diferente. 


Podemos dizer que eles não fazem a mesma coisa justamente pela grande diferença do seu cliente final: o headhunter só atende empresas, enquanto o jobhunter atende os profissionais em busca de recolocação. 


Então, o objetivo final destes profissionais pode ser parecido (fechamento da vaga), mas o headhunter tem o foco em ajudar empresas a buscarem um novo talento (são remunerados pela empresa) e o jobhunter (são remunerados pelo profissional) visa encontrar um novo emprego para uma pessoa física. 
 

Qual a metodologia usada pelo headhunter para recolocação? 

Reforçando mais uma vez: neste caso, vamos abordar como contratar os serviços de um jobhunter, que muitas vezes é confundido com um “headhunter para recolocação”.


Um assessor de recolocação profissional, ou jobhunter, é um grande auxiliador nas várias fases da busca de um novo emprego. 


As empresas que oferecem este serviço ao mercado podem usar diversos métodos e ferramentas para chegar ao resultado final, mas uma das estratégias mais eficazes e que traz efeitos positivos à carreira do profissional é a do aumento da visibilidade dele no mercado de trabalho.


Através desta estratégia, quando bem executada, o profissional é encontrado mais facilmente por empresas e por “caça talentos” (ou headhunters), além de passar uma imagem muito melhor ao mercado e melhorar seu marketing pessoal. 


Além disso, é inegável a importância da indicação dos profissionais para as empresas. No caso do jobhunter, o mesmo não cobra da empresa para apresentar perfis profissionais, por esse motivo, as empresas são muito abertas a receber as indicações das empresas de recolocação, desde que as mesmas tenham reputação e confiabilidade no mercado. Lembre-se: as melhores empresas, sempre irão preferir trabalhar com as melhores empresas.
 

Como contratar um headhunter para recolocação profissional: 

Para contratar um serviço que ajudará você na sua recolocação profissional, é necessária grande atenção e dedicação antes mesmo de contratar. E porque isso? 

Essa empresa ficará envolvida com você por um tempo que pode ser de semanas a meses, e a mesma executará um serviço que precisa ser de qualidade, afinal, você estará investindo tempo e dinheiro em seu projeto.


Por isso, para simplificar cada uma das etapas para você, levantamos as principais variáveis para você analisar antes da contratação de uma empresa de recolocação profissional: 


  • Faça comparações entre as empresas do mercado

Nossa principal indicação antes de contratar um “headhunter para recolocação”, mais conhecido como jobhunter, que trabalha em uma consultoria de recolocação profissional, é pesquisar no mercado e fazer comparações dos diferenciais dessas empresas/ consultorias.


Além de pesquisas nos principais buscadores, como o Google e Yahoo, pesquise ainda nas redes sociais profissionais, como Linkedin, Glassdoor e Vagas.com.br. As melhores empresas de recolocação profissional deixam estas redes frequentemente atualizadas, e somente as melhores mostram em suas redes: 



Por isso, é essencial que você faça essa comparação entre as consultorias de recolocação profissional. Existem muitos aventureiros, e profissionais que oferecem este serviço hoje no mercado (consultores autônomos), mas é inegável...os mesmos não têm a mesma reputação e expertise de uma empresa frente ao mercado e às melhores empresas.


  • Converse com as empresas que oferecem o serviço de recolocação

Depois selecionar as melhores empresas que oferecem o serviço de jobhunter, está a hora de conversar com elas.


Perceba como será atendido, se quem atendeu você é um especialista no assunto de recolocação que falará, se a empresa é organizada e tem processos estabelecidos, como será o contrato de prestação de serviços e os principais diferenciais oferecidos também. 


Cada uma destas perguntas farão a diferença até o final do processo da sua escolha. Antes de contratar uma empresa/ consultoria de recolocação, você precisa se sentir 100% seguro, e uma boa consultoria te fará se sentir assim por conta de transparência em seus processos e acordos comerciais.


  • Analise a parte burocrática e prática do serviço de recolocação

As melhores empresas de recolocação do mercado possuem metodologias muito bem desenhadas e que já foram testemunhadas por outros profissionais do mercado, através de depoimentos.


Por isso, um dos últimos passos antes de contratar um “headhunter para recolocação”, conhecido como Jobhunter, é necessário verificar a metodologia que a empresa aplicará em seu projeto de recolocação no mercado.


Além disso, vale ressaltar a importância de verificar a parte burocrática, como o contrato de prestação de serviços. Veja quais são as responsabilidades da consultoria de recolocação e quais serão os seus compromissos como profissional sendo assessorado. 


  • Para finalizar: assine o contrato e aproveite cada detalhe do serviço

Depois de entender como contratar um headhunter para recolocação, ou jobhunter, você já estará apto para encontrar apenas as melhores empresas e consultorias de recolocação profissional, e assim, garantir o melhor serviço de recolocação possível.


Depois de contratar, está na hora de aproveitar o que esta empresa de recolocação tem a oferecer: peça dicas, melhore seu perfil profissional, alcance mais visibilidade nas redes profissionais, otimize aspectos do seu currículo e da sua imagem pessoal. Aproveite cada detalhe do serviço e utilize toda a expertise da consultoria que contratou. Desta forma, temos certeza que você conseguirá a sua recolocação no mercado.


Vai contratar um profissional headhunter para recolocação? Escolha apenas as melhores empresas 

A driverh é uma das melhores consultorias de Recolocação Profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso. Confira os depoimentos enviados por assessorados da driverh e entenda como nossos serviços fazem a diferença para o alcance das suas metas profissionais.


Conheça nossos serviços de recolocação profissional e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe através de um call objetivo, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento: contato@driverh.com.br, ou pelos telefones: 11 3130 6975 ou 11 9.5481 6647.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters