+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

DICAS PARA ENTREVISTAS E PROCESSOS SELETIVOS GERENCIAIS
05/09/2019

DICAS PARA ENTREVISTAS E PROCESSOS SELETIVOS GERENCIAIS

Quem busca se recolocar em uma posição de gestão no mercado, pode acabar encontrando algumas dificuldades específicas que são muito comuns em processos seletivos de gestores, supervisores e coordenadores. É importante que o profissional que esteja em busca de posições de gestão saiba que os processos seletivos e entrevistas para a área de gestão são completamente diferentes do que os processos para vagas de analista e especialista.


Portanto, o artigo de hoje é uma excelente fonte de dicas e orientações do mercado de trabalho para:
  • Analistas que procuram entender as expectativas de uma empresa em relação ao seu próprio posicionamento quando for concorrer por vagas de gestão;
  • Gestores que procuram fazer uma autoavaliação tanto de seus processos quanto de sua atuação numa atual ou futura recolocação profissional;
  • Profissionais em fase de transição para a área de gestão.

Um processo estratégico

Os processos seletivos para gestores são comumente mais bem estruturados, uma vez que envolvem muitos riscos e questões impactantes para o resultado da empresa. Dessa forma, a empresa tem um cuidado maior na hora de definir o profissional ideal para a vaga (job description), tendo em vista o histórico da empresa, a concorrência e todo o ambiente do mercado.

Estes processos de gestão possuem normalmente fases bem definidas. O profissional que disputa uma vaga de gestão normalmente vai passar por entrevistas com 4 ou 5 tomadores de decisão diferentes. Ou seja, é interessante estar preparado para um processo que tem muitas fases complexas.

Além disso, é importante ressaltar que a visão de cada entrevistador a respeito do seu perfil e o que eles vão reportar sobre a sua entrevista para os superiores têm sempre relevância - independente de seus cargos.


De gestor para gestor

Em um processo seletivo para uma posição de gestão, as perguntas e a avaliação são feitas em cima da visão que esse profissional tem sobre pautas voltadas à gestão. Não entenda uma oportunidade de gestão como um processo seletivo no qual a pessoa que será aprovada é a que mais sabe sobre aspectos táticos do dia a dia do trabalho.

Exemplo:

O futuro gerente de uma fictícia área de marketing não é aquele que sabe fazer uma pesquisa de mercado com maestria e domina cada fase e etapa da mesma, mas sim, o profissional que tem uma visão estratégica da razão pela qual essas pesquisas devem ser feitas, como devem ser feitas e com qual parceiro deverá ser feito. Além disso, esse gestor compreende a importância dessa pesquisa para o próximo passa da empresa, quais e como esses dados devem ser reportados para a alta gestão da empresa.

Esse profissional não é um especialista, e não deve se vender como tal, pois não estará sendo avaliado como especialista, mas sim, como gestor, um profissional que tem uma visão holistica da empresa, seus serviços e produtos, concorrência de mercado e tendências globais (oportunidades de desenvolvimento da empresa).

Saiba se vender de acordo com a vaga que concorre

Em uma entrevista para a área de gestão, evite vender-se como um especialista. Neste momento, a empresa espera de você um posicionamento que não é tático, mas estratégico, de gestão.

Visão ampla

No fim das contas, obter uma visão ampla de tendências de mercado pode ser a chave para o sucesso na sua carreira de gestão. Antes de participar da entrevista, procure saber o que os concorrentes dessa empresa estão fazendo, como estão atuando, e isso vale para as empresas que estejam fora do Brasil também.

Nesse sentido, a participação em eventos são muito úteis. Ao participar de encontros, seminários, workshops e afins, o profissional que busca por uma posição de gestão, conhecerá pessoas com conteúdo real e histórias de sucesso que foram implementadas em outras empresas que são referência no mercado.

Como levar a empresa para o próximo passo?

Gerentes são entrevistados por altos executivos, ou seja, profissionais extremamente objetivos. Eles querem identificar durante a entrevista se o profissional consegue acompanhar o forte ritmo de seu próprio trabalho. As entrevistas com executivos envolvem uma objetividade muito grande, conectada com uma grande capacidade de gerar empatia e confiança.

Portanto, esteja preparado para passar muita credibilidade durante sua entrevista.

Faça a seguinte pergunta: como através da minha posição Y eu posso levar a empresa para o próximo passo?

Algumas empresas têm inclusive nos relatórios de investimento, as suas as metas de médio e longo prazo. É interessante ler este material caso ele esteja disponível no site da empresa que você está participando do processo seletivo, e além de ler esse material, utilize esse conteúdo quando estiver interagindo com um executivo.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?