+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Como usar o LinkedIn para procurar emprego
06/05/2019

Como usar o LinkedIn para procurar emprego

 
 
Nesse artigo, você irá encontrar orientações úteis para quem está buscando um novo emprego e uma Recolocação Profissional no mercado, e gostaria de utilizar o LinkedIn como uma ferramenta para potencializar seus resultados.

LinkedIn, (ao contrário dos outros sites de busca de vagas), é uma rede social, uma plataforma para o networking, que oferece soluções de busca de talentos para empresas e treinamentos e outros conteúdos para as pessoas fisícas cadastradas na rede.

[Caso você queira saber quais são os melhores sites de busca de vagas, clique aqui.]

O profissional cadastrado tem um perfil que contém informações relacionadas à sua carreira, e além de poder navegar no perfil de outros profissionais, pode se cadastrar nas oportunidades que são abertas na plataforma. Adicionalmente, o LinkedIn tem um feed de postagens coletivo, onde pode-se acompanhar as atividades de suas conexões na rede.

Adicionalmente, por mais que a tecnologia venha avançando à passos largos, muitas pessoas e profissionais ainda não estão habituados com as consequências de se ter um perfil em uma rede social, muitos inclusive, não têm clareza a respeito da visibilidade exata que essas redes geram em relação a seus perfis profissionais.

Nesse artigo, vamos abordar como tornar um perfil de LinkedIn em uma ferramenta geradora de oportunidades e Recolocação Profissional:

 
 
  • Foto do Perfil: A primeira impressão é a que fica
A foto cadastrada no perfil do LinkedIn deve ser profissional e passar credibilidade. É importante que o usuário da rede entenda que por mais que o LinkedIn seja similar a outras redes, o LinkedIn é uma rede estritamente profissional e corporativa. 

Quando um recrutador ou profissional de RH avalia um perfil, a maior preferência deles é contactar perfis que tenham informações abundantes em suas passagens profissionais, e além disso, uma foto. A foto, além de identificar o profissional, pode ser utilizada como uma fonte de geração de empatia, portanto, a escolha da foto é extremamente estratégica para sua Recolocação Profissional.

Para alguns, esse fato pode soar superficial, pois em teoria os profissionais deveriam ser avaliados apenas por suas competências, correto? Mas o mundo mudou e a divisão que separava vida pessoal da profissional vem se extinguindo e a cada dia que passa, as empresas querem contratar as pessoas certas e não apenas os profissionais certos.

Outra tendência que afeta a atratividade de candidatos no mercado, é o employee branding: as empresas têm um maior interesse por profissionais que possam se tornar embaixadores de sua marca em redes sociais e em circulos de networking. Avaliando por esse lado, fica claro o quanto investir em sua marca pessoal é importante para sua Recolocação Profissional e para seu crescimento profissional.
 
 
  • Valorize sua carreira com descrições detalhadas
O profissional deve descrever a sua carreira de forma generosa, tomar cuidado com a formatação e a estética, mas deve se preocupar principalmente com a qualidade das informações contidas em cada etapa de sua carreira. O LinkedIn deve estar alinhado com o Currículo, outras redes e sites de vagas, ou seja, é esperado que o LinkedIn reflita exatamente o Currículo do profissional. 

Ter informações picotadas e diferentes em cada fonte, mancha a credibilidade do profissional que está buscando sua Recolocação no mercado e faz com que o recrutador levante pontos de objeção durante sua entrevista. Esse é um ponto que muitos profissionais ignoram - e por isso, ficam mais tempo do que o necessário buscando por uma recolocação: quando um Currículo é bem estruturado, ele tem o poder de inclusive, facilitar e gerar valor para a entrevista do profissional.
 
Vale lembrar que o perfil deve conter as palavras chave corretas para ser encontrado no LinkedIn pelos recrutadores, Headhunters, Parceiros de Negócios.
 
 
  • Comportamento na Rede
Para finalizar, é importante que o profissional se comporte de forma profissional e adequada na rede, independente do comportamento de outros profissionais. Todo conteúdo curtido, comentado e compartilhado é visivel para recrutadores e profissionais que possam avaliar seu perfil para uma nova oportunidade.

O LinkedIn do profisisonal deve conter assuntos relativos às suas atividades profissionais e a produção de conteúdo é uma tendência! Ao gerar conteúdo, o profissional está gerando valor para a carreira de paresm possíveis subordinados e superiores - dessa formam fica muito mais fácil ser lembrado pela rede de contatos, que indicará o profissional quando souberem de uma oportunidade potencial. 

Essa mudança na visão do networking veio com as redes sociais profissionais, que deram poder para cada usuário escrever sobre suas experiências e expertise, destacando os profissionais mesmo que não tenham um networking tão amplo inicialmente. Escrever sobre a própria área de atuação gera valor e autoridade, dois gatilhos que fortalecem a imagem do profissional e silenciam possóveis pontos de atrito e objeção durante uma possível entrevista - muito mais eficiente do que ficar pedindo favores para profissionais aleatórios na rede, correto?

________________

Diante do exposto nesse artigo, fica clara a importância do profissional ser realista e se adaptar às novas demandas do mercado. O profissional não deve apenas se preocupar em ser um bom profissional, mas também em como se posicionar no mercado, e assim, construir uma marca pessoal de sucesso no mercado.

Adicionalmente, clique aqui para ler sobre como aumentar a visibilidade de seu perfil para recrutadores e headhunters dentro do LinkedIn.

Conheça aqui alguns profisisonais que fizeram a Consultoria de Currículo conosco e rapidamente conseguiram resultados em suas Recolocações e Transições no mercado.


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?