+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo
08/04/2019

Como ter um currículo atrativo

Nesse artigo, você conhecerá os pontos que a driverh julga serem determinantes para a atratividade do Currículo dos profissionais que estão em busca de uma Recolocação ou Transição Profissional.

Por mais que a tecnologia tenha avançado a passos largos, e tenha incluído na rotina do mercado de trabalho, redes sociais e sites focados em vagas, o Currículo ainda é o fator principal dentro do contexto do mercado de trabalho. 

Isso se dá pelo fato de cada empresa estar em uma fase diferente em relação a aquisição de tecnologias ou serviços de gestão de talentos - portanto, cada profissiona que busca uma nova oportunidade, precisa se adaptar ao contexto individual de cada empresa - algumas utilizam mais o LinkedIn, já outras apenas o cadastro no site próprio, outras aceitam o CV anexado, outras pré-determinam as informações que devem ser preenchidas através de questionário, algumas gerenciam os processos seletivos via e-mail, e por aí vai... uma infinidade de combinações situacionais das empresas irão determinar o material que o profissional que busca uma Recolocação ou Transição utilizará e em todas essas situações... o Currículo é indispensável.

O Currículo será a base para a construção do posicionamento do profissional em diferentes plataformas, redes e sites e em todas elas... o posicionamento do profissional deve ser único, gerando uma maior credibilidade a respeito de sua carreira.

Como já foi dito em outros artigos sobre os melhores sites de busca de vagas, o Currículo é essencial para o sucesso do profissional no mercado de trabalho.

Abaixo, enumeramos alguns fatores essenciais para que o Currículo dos profissionais que estejam em busca de Recolocação ou Transição sejam realmente atrativos e se destaquem da imensidão de Currículos recebidos pelos departamentos de RH das empresas.
 
Lembrando que, o Currículo causa a primeira impressão que um profissional de Seleção, Recursos Humanos ou de sua área técnica terá sobre um profissional.
Portanto, vale a pena investir no material que irá representar você e sua carreira no mercado de trabalho.
 
 
  • Formatação Padrão

A formatação de seu Currículo deve ser feita com muito cuidado e atenção – O espaço entre as linhas e parágrafos deve ser padrão, a fonte e o tamanho deve ser padrão. O espaço entre rodapé, bordas, cabeçalho... devem ser padrão. Cuidado com os erros de português.
 
 
  • Lógica na Ordem das Informações Expostas

As informações que devem constar em um Currículo, são apenas as informações profissionais. Existem outras culturas, como a Européia que apreciam informações pessoas contidas no Currículo, além do formato ser absolutamente diferente. Mas quando a realidade que estamos tratando é a do Brasil, certifique-se de se limitar à sua carreira e vida profissional.
 
Um outro detalhe que faz toda a diferença em um Currículo é a forma com que as informações são apresentadas, pois não basta apenas jogar as informações de suas responsabilidades aleatoriamente, o profissonal deve se preocupar em elencar as responsabilidade de forma macro → micro: Expor os conceitos generalistas, e se preocupar em dar uma visão geral de suas responsabilidades logo nos 2 primeiros bullets e ao longo da descrição de suas atividades, apresentar informações de cunho mais técnico.
 
A ordem da exposição das informações em um Currículo, deve ser: Informações Pessoais, Sumário, Trajetória Profissional, Idiomas, Educação, Prêmios e Reconhecimentos e Informações Complementares.

Um erro muito comum: A educação deve vir antes da Trajetória Profissional apenas se o profissional tem menos de 5, 7 anos de carreira, pois o objetivo de se destacar a formação, é apontar para o avaliador o potencial que o profissional tem baseado em sua formação, porém, a partir do momento que esse profissional já tem uma trajetória maior, é essa trajetória que deverá ser destacada e que será fonte da avaliação do potencial do profissional.
 
  • Qualidade das informações Expostas, Linguagem Mercadológica

Currículo ideal é equilibrado entre termos técnicos, visibidade e entendimento para profissionais que não são da área contratante do profissional. Muitos Currículos são absolutamente focados no publico alvo da área contratante e perdem sua qualidade pois não conseguem se comunicar com os profissionais da área de RH ou de áreas correlatas, além de pssar uma imagem de um profissional extremamente técnico e consequentemente, com pouco potencial para posições estratégicas e de gestão.

O profissional deve mostrar suas competências técnicas dentro de um contexto empresarial, dessa forma, até os profissionais que não são da área do profissional, poderão avalia-lo positivamente.

____________


Ao ler esse artigo, pode-se concluir que o Currículo ainda ocupa o principal lugar entre os materiais de avaliação de candidatos em processos seletivos. O Currículo deve ter uma formato profissional, e apresentar as informações da carreira do profissional de forma coesa e estratégica, mas também deve ser um material com um conteúdo rico, porém com a linguagem mercadológica.

Ter um Currículo que contenha 2 ou apenas um desses aspectos, faz com que profissionais percam oportunidades todos os dias no mercado.

Os melhores profissionais dão o melhor todos os dias em suas posições, investem em formações e cursos de primeira linha, mas caso esse profissional não tenha a habilidade necessária para fazer um Currículo memorável, oportunidades menos interessantes aparecerão em seu radar, ou as entrevistas se tornarão cansativas, pois um bom Currículo afeta positivamente ou negativamente o momento da entrevista também.

Portanto, ter uma carreira empenhada em se ter sucesso é extremamente importante, porém, ao se expor ao mercado, o profissional deve investir em um Currículo que o represente com qualidade, caso contrário, a tendência é que o profissional esteja exposto a oportunidades menos interessantes para sua carreira.

Conheça aqui alguns profissionais que fizeram a Consultoria de Currículo conosco e rapidamente conseguiram resultados em suas Recolocações e Transições no mercado.
 
Adicionalmente, clique aqui para ler sobre como aumentar a visibilidade de seu perfil para recrutadores e headhunters dentro do LinkedIn.


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?