+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por recrutadores e headhunters
02/07/2018

Como ser encontrado por recrutadores e headhunters

“Não basta ser um ótimo profissional, as pessoas certas precisam saber - e te ver”...

 
Nesse artigo você irá descobrir como ser encontrado, abordado e lembrado por recrutadores e headhunters do mercado, através de ajustes consideráveis em sua estratégia de divulgação para Recolocação Profissional.

Atualmente, a tecnologia levou os profissionais que estão buscando por uma recolocação para mais perto de diversos tomadores de decisão estratégicos através de redes como LinkedIn e sites de cadastro de vagas. Porém, isso gerou um aumento de abordagens no mercado e o profissional que está buscando uma Recolocação precisa realmente se destacar aos olhos desses recrutadores e headhunters.

Um ponto muito importante a ser desatacado é que o profissional que vai executar uma estratégica de Recolocação mais agressiva, deve ter certeza absoluta sobre a alta qualidade do seu Curriculo, Resume, perfil em LinkedIn, pois caso contrário, o profissional pode acabar "se queimando" com os tomadores de decisão que abordar.
 
Abaixo, enumeramos 3 ações que o profisisonal que está buscado Recolocação Profissional deve ter para gerar uma maior visibilidade de seu Currículo no mercado.
 

1. Apresente-se de forma personalizada para cada oportunidade em aberto e para cada Recrutador individualmente

Você deve tratar cada oportunidade aderente ao seu perfil de forma individual – Construa o seu texto de apresentação baseado no Job Description (descritivo/ requisitos) de cada posição, você precisa falar a mesma língua da oportunidade/ segmento e do profissional que irá avaliar o seu Currículo.
 
Procure utilizar no texto de apresentação, as mesmas palavras, a mesma linguagem - que estão inseridas no descritivo da vaga! 
 
Uma orientação que faz toda a diferença é: Sempre salve o descritivo de cada posição no word, (isso também será útil na hora de preparar-se antes da entrevista) pois muitas vagas saem do ar assim que a empresa começa a convocar os candidatos para as entrevistas.
 

2. No caso de vaga aberta no mercado, apresente-se para o Recrutador via LinkedIn
 
Alguns profissionais preferem utilizar a comunicação via e-mail - principalmente os profissionais mais seniores - mas os profissionais e as pessoas mudaram e estão com uma comunicação mais pessoal e próxima e é muito tranquilo que você aborde esses profissionais de Recursos Humanos pelo LinkedIn - eles estão acostumados com esse tipo de abordagem.

A preocupação do profissional que está buscando recolocação deve ser em como aborda-los de uma forma realmente diferenciada e humanizada, visto que a maioria dos profissionais no LinkedIn se comunica de forma automática.
 
O desafio é abordar os profissionais de RH de uma forma que eles queiram conhecer a sua carreira! O profisisonal deve focar nas necessidades da oportunidade em aberto e citar aspectos de sua carreira que tenham real aderência com a oportunidade.
 
Um ponto forte do LinkedIn e que poucos profissionais percebem, é que no LinkedIn, sua mensagem não vai para o SPAM, a entrega de sua mensagem é garantida e o profissional pode anexar seu Curriculo na mensagem, ou seja, é perfeito para quem não tem muitos contatos profissionais (emails de rede de networking).


3. No caso de não saber se existe uma vaga aberta - Divulgue-se de forma pró-ativa, para os profissional sêniores de Recursos Humanos ou de sua área de atuação, via LinkedIn
 
Esse é um dos pontos que os profissionais que buscam por recolocação encontram maior dificuldade. Como se divulgar para as empresas que não estão com uma vaga aberta, aderente ao meu perfil?
 
O primeiro passo é se inteirar dos negócios da empresa que você irá abordar. Todas as oportunidades no mercado estão atreladas a uma mudança organizacional e ao objetivo que a empresa quer alcançar em médio-longo prazo.
 
A questão que o profissional que está buscando uma Recolocação Profissional deve se fazer é a seguinte: “Como eu posso auxiliar essa empresa, que está passando por um contexto X – A alcançar seus objetivo de médio-longo prazo?”.

Por esse motivo, recomendamos que o profissional aborde os tomadores de decisão sêniores, pois as posições confidenciais e que não estão sendo trabalhadas abertamente no mercado, estão em sua maioria, nas mãos de profissionais mais seniores e são esses mesmos profisisonais que irão apreciar sua maneira mais estrat;egica de se posicionar ao divulgar seu Currículo.
 
________________________________
 
 
É importante perceber que para ser visto e encontrado pelos Recrutadores e Headhunters, o profisisonal precisa saber aborda-los e te-los em sua rede profissional, pois o motor de busca do LinkedIn sempre priorizará os profissionais que são conexão de primeiro grau do recrutador ou headhunter que está fazendo uma busca ativa por candidatos na rede.

Dessa forma, fica clara a razão de orientarmos aos profissionais que invistam em um Currículo de qualidade, pois o profissional que utilizar essas estratégias irá alcançar maiores resultados em sua divulgação profissional, mas por outro lado, estará se expondo para tomadores de decisão que são importantes. Por esse motivo, é importante se posicionar de forma profissional e não subestimar o potencial de um Currículo bem feito em sua Recolocação Profissional e aprovações em Processos Seletivos.

Conheça aqui alguns profisisonais que fizeram essa Consultoria de Currículo conosco e rapidamente conseguiram resultados em suas Recolocações e Transições no mercado.


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?