+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

COMO SER BEM AVALIADO E APROVADO NA ENTREVISTA FINAL
12/08/2019

COMO SER BEM AVALIADO E APROVADO NA ENTREVISTA FINAL

Na reta final de todo processo seletivo, você terá uma entrevista com o gestor da área contratante, ou o diretor, dependendo do nível do cargo para o qual você está se candidatando. Em todo caso, se você chegou até a entrevista final de um processo seletivo, é possível afirmar categoricamente que a empresa:


Já concorda quanto à sua pretensão salarial;
Está ciente de suas competências e habilidades;
Conhece toda a sua trajetória profissional e principais cases de sucesso.

Contudo, agora que você chegou até a fase final deste processo seletivo, o que afinal de contas, está em jogo? A resposta é bastante simples e você vai entender lendo este artigo até o final.

Empatia e visão estratégica

A entrevista final, geralmente é feita por alguém que está dentro da sua área de negócios e quer conhecer o profissional com quem vai trabalhar. A expectativa desse gestor é falar sobre negócios, sobre o mercado.

Cargos como analista ou coordenador podem acabar tratando de assuntos mais operacionais. Entretanto, se você tem um nível executivo ou C-level, será necessário colocar na mesa seus conhecimentos atrelados à sua visão sobre o mercado.

Faça a sua pesquisa de mercado

Um outro ponto importante: se você chegou até a entrevista final, o seu entrevistador tem expectativas de que você saiba quais são os concorrentes, como eles atuam no mercado, quais os diferenciais competitivos, metas operacionais e de negócios da empresa, a estrutura, o relacionamento com o mercado, entre outros.

Portanto, você precisa ter um conhecimento melhor sobre como a empresa funciona internamente em relação ao mercado. Quanto mais você conseguir conversar de igual pra igual com um profissional executivo ou C-level, melhores são as suas chances.

Afinal de contas, você está dando uma amostra sobre como será seu relacionamento no dia a dia com esse profissional.

Use seu conhecimento de forma estratégica

Pode parecer chocante, mas é verdade: não basta ser bom, apenas.

Para um mercado competitivo e com tantas pessoas buscando vagas, ser "apenas" bom, competente, etc, te coloca em desvantagem.

Entender como as habilidades que você adquiriu com o tempo podem ajudar a empresa pela qual você está concorrendo a uma vaga, pode ser determinante para o sucesso de sua aprovação no processo seletivo.

Então, saia do mindset operacional e comece a demonstrar suas competências estratégicas.

O que você faria?

Uma das perguntas que são comuns neste tipo de entrevista é aquela que coloca o candidato em uma situação hipotética. Isso serve para testar seu processo de tomada de decisão e sua consideração em relação aos processos da empresa.

Exponha a sua proposta

Para este tipo de entrevista, como falamos no começo deste artigo, a empresa já sabe praticamente tudo o que precisa sobre você. Portanto, evite falar sobre salário e detalhes operacionais de sua contratação (deixe isso para o departamento pessoal, após a entrega de sua offer letter), e foque em falar sobre o que você tem a oferecer para esta empresa.

Ou seja, se você chegou a uma entrevista final, entregue a melhor proposta que você tem para a vaga e para a empresa. Apresente uma boa proposta e a remuneração e a aprovação serão uma consequência.

____________________________

O profissional deve se lembrar que as entrevistas são um momento chave para que sua Recolocação ou Transição Profissional seja concluída com sucesso. Ter uma boa trajetória pode não ser o suficiente, caso o profissional não esteja preparado ou esteja com uma baixa energia durante sua entrevista.

A driverh oferece Coaching para Entrevistas para os profissionais que tenham o desejo ou necessidade de se tornarem profissionais mais competitivos em suas entrevistas e processos seletivos.
 
O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?