+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

COMO SER APROVADO NA ENTREVISTA POR TELEFONE
05/11/2018

COMO SER APROVADO NA ENTREVISTA POR TELEFONE

A primeira entrevista em um processo seletivo é a Triagem: através da triagem, o recrutador/ headhunter confirmará se o profissional que está em busca de uma Recolocação ou Transição no mercado, tem o perfil que a empresa está buscando para a oportunidade em aberto.
 
Atualmente, é muito improvável que um recrutador convoque um candidato para uma entrevista presencial a não ser que o mesmo tenha certeza de sua aderência mínima com a vaga, pois os profissionais são obrigados a otimizar o tempo deles (os times estão cada vez mais enxutos) – fazendo com que essa pequena e breve interação com o recrutador por telefone, seja MUITO importante e decisiva.
 
Como já foi dito em outros artigos, recomendamos fortemente que o profissional que está buscando uma recolocação mantenha um arquivo Word com todos os Job Descriptions de cada vaga aderente encontrada, pois algumas vagas saem do ar e o entendimento do profissional sobre a posição ficará limitado ao nome da vaga.
 
Confira abaixo um step-by-step da conversa de triagem e saiba como se preparar para ser aprovado para a próxima fase do processo seletivo:
 
 
  • Quantidade de anos de experiência com um requisito X:
 
O profissional não deve dizer 20 anos, 30 anos (desde a primeira posição como analista)...Se o profissional já tem uma longa experiência, deve comunicar sua experiência na gestão dos requisitos, afinal, é isso o que conta caso esteja concorrendo a uma vaga de gestão.
 
  • Quantidade de anos de experiência em gestão de pessoas:

O profissional deve dizer o número de anos, quantas pessoas eram envolvidas na gestão, quantos reportavam diretamente ou indiretamente.
 
  • Range de atuação como profissional:

O profissional deve comunicar se estava envolvido em projetos apenas no Brasil, se trabalhava com projetos em parceria com outros países LATAM, América do Norte ou Europa.
 
Além disso, o profissional deve informar se tinha contato direto e relevante com a matriz, se respondia diretamente para Brasil e ao mesmo tempo indiretamente para a matriz que ficava no exterior.
 
  • Disponibilidade para a mudança:

Se o profissional está empregado e está buscando uma oportunidade, deve ter em mente e deixar claro que pedirá a dispensa do aviso prévio, pois as empresas não costumam esperar 3 meses para que um profissional inicie suas atividades. Caso o profissional esteja desempregado, a disponibilidade deverá ser imediata.
 
  • Ultima remuneração:

Se a empresa que liga para o profissional é do Brasil, o mesmo deve expor o seu salário mensal, se o profissional receber uma ligação de um recrutador/headhunter de fora do Brasil, o correto é expor o total compensation (salário anual) – Salário Fixo Mensal X 13.3.
 
  • Pretensão salarial:

Se o profissional está desempregado, recomendamos que o profissional cite sua última remuneração e que está aberto a ouvir oportunidades nessa faixa.
 
Se o profissional está empregado e está confortável em sua posição, pode dizer que aceita propostas a partir de seu salário atual. Se o mesmo está empregado e está querendo trocar de emprego com urgência, recomendamos que o profissional diga seu salário atual, mas que hoje “está focado na mudança e na transição, por isso está aberto a ouvir propostas da empresa”.
 
Se a empresa insistir em ouvir um valor fechado, o profissional pode baixar 20 - 25% do seu salário e dizer que – “a partir dessa faixa me interessa”, ou aumentar 20 - 25% do atual salário se estiver empregado e confortável onde está trabalhando no momento.
 
Para finalizar a ligação, o profissional deve formular antes de desligar o telefone, como será o contato com o recrutador a partir desse momento – o profissional poderá entrar em contato para saber como anda o processo, ou o recrutador se comunicará apenas via e-mail? O candidato pode mandar um e-mail para o recrutador com materiais adicionais falando mais sobre sua carreira? Aliás, isso é altamente recomendável.

Lembrando que: o profissional deve estar preparado para uma entrevista de triagem, da mesma forma que se prepara para uma entrevista final, pois é nesse momento do processo seletivo que o mesmo tem um número maior de concorrentes!
 
Para se preparar para as próximas fases e entrevistas do processo seletivo, recomendamos que o profissional leia esse artigo sobre os diferentes tipos de entrevistas.
 
Adicionalmente, profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?