+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Carreira

Videoconferência: Como se comunicar melhor
10/08/2020

Videoconferência: Como se comunicar melhor

Como se comunicar melhor por Videoconferência

Neste artigo, conversaremos sobre uma tendência que vem crescendo no mundo profissional e um novo formato de comunicação que se estabelece nos dias de hoje: a videoconferência online.


Em 2020, com o acontecimento da pandemia mundial, muitas empresas se viram adaptando seus negócios de forma rápida, para que pudessem continuar girando a economia e vendendo seus produtos e serviços. Vários processos tiveram que ser adaptados, principalmente aqueles que envolviam a comunicação entre colaboradores.


A videoconferência online não é algo novo no mercado (ela já existe há 50 anos), mas sem dúvidas ela teve seu pico de uso nos meses de distanciamento social, onde pôde ser cada vez mais explorada. 


Entretanto, você sabe quais são as melhores práticas na hora de participar ou realizar uma videoconferência online? Continue a leitura e veja as dicas que separamos que vão agregar à sua carreira. 


A importância da videoconferência online para carreiras atuais

A videoconferência não dependeu apenas da pandemia para se estabelecer no mercado, na verdade, a prática de reuniões online já acontecia há algum tempo e para diversas finalidades: reuniões entre clientes e empresas, entrevistas profissionais online, aulas ao vivo em formato EAD, etc. 


Leia mais: Tendências dos processos seletivos e entrevistas em 2020


Este tipo de reunião cresceu conforme a transformação digital foi tomando conta das empresas e resultou em uma comunicação extremamente prática e acessível em âmbito mundial. 


Hoje, qualquer tipo de profissional precisa estar preparado para este formato de reunião, esteja ele empregado ou não, pois empresas do Brasil vem adotando cada vez mais formatos de processos seletivos mais digitalizados, além de implementarem também, nas rotinas de trabalho, processos mais automatizados e práticos, como a videoconferência online, que descarta a obrigação de deslocamento dos participantes de uma reunião, economizando assim tempo e despesas com transportes, por exemplo. 


Por isso, nossa recomendação é que você, como profissional, se prepare todos os dias e esteja antenado nesta modalidade de comunicação. Seja curioso e saiba como lidar com videoconferências online: entenda as ferramentas disponíveis no mercado, confira quais são as funcionalidades presentes nelas, as diferenças entre cada uma delas como Zoom e Google Hangouts, enfim, invista um tempo e teste bastante este formato de reunião. Se for preciso, convite amigos e família, entenda bem como as ferramentas funcionam e esteja preparado, afinal, você pode ter a experiência de participar de uma videoconferência online a qualquer momento.


Confira mais: Dicas de liderança para se tornar um gestor autêntico


Quando usar videoconferências online

Para ter uma comunicação assertiva na empresa onde você trabalha, é importante entender quais são os momentos certos para agendar ou até participar de uma videoconferência, até para poder evitar certos desconfortos com colegas de equipe e também valorizar o tempo de cada um, focando na produtividade e alta performance. 


Por isso, listamos abaixo situações onde a videoconferência deve ser implementada nas empresas: 

Quando toda a empresa está trabalhando em formato home office:

Se a sua empresa está trabalho remotamente, é bem provável que as videoconferências já devem acontecer, certo? Para diminuir o distanciamento da equipe e deixar as conversas mais pessoais e próximas, as empresas vêm optando por videoconferência frequentes, por exemplo diárias, semanais ou quinzenais, para obterem atualizações dos times.

Brainstorming ou reunião de alinhamento

Além de organizar reuniões para atualizar o time e manter a proximidade durante o home office, indicamos também as videoconferências para trocar ideias sobre novos projetos ou então para organizar as tarefas semanais ou mesmo mensais, por exemplo. 


Com videoconferências mais rápidas e direcionadas, os resultados podem vir mais rápido e de forma mais prática do que simples trocas de emails. 

Se o assunto for longo, delicado ou complexo

Se você precisa conversar com seu colega, gestor ou subordinado sobre algum assunto mais delicado, nós recomendamos que a videoconferência seja marcada, até para evitar mal entendidos na comunicação e a conversa ser mais próxima. Apesar de não ser presencial, a videoconferência traz uma proximidade parecida com uma situação presencial, pois podemos acompanhar as reações dos nosso colegas, por exemplo. 

Contratação, entrevistas e processos seletivos 

Se sua empresa ainda não tem o costume de iniciar processos seletivos com a ajuda de videoconferências, este é o momento de repensar a estratégia e verificar se é possível implementá-las. Com este formativo de processo, despesas por exemplo com transporte e deslocamento do participante podem ser reduzidas, além do tempo que também será otimizado.


Veja mais em: Dicas para entrevistas presenciais ou online


Boas práticas da videoconferência online: siga estes passos para se comunicar melhor

Ao contrário do que você pode ter imaginado, para ter uma comunicação assertiva em uma videoconferência, não basta somente falar bem ou ter autoconfiança. Em uma videoconferência, muitos outros detalhes estão envolvidos, afinal, você não está no mesmo local que o outro participante e para que a comunicação seja positiva e produtiva para todos, alguns cuidados devem ser tomados. 


Você participará de videoconferência e quer passar uma boa impressão? Precisa saber como se comunicar melhor durante esta reunião? Então continue a leitura: . 

Antes de tudo, prepare a parte técnica antes de participar da videoconferência

Certifique-se que você está conectado à uma boa conexão de internet. Se estiver em dúvidas de como sua internet está, faça um teste de velocidade, confira outras redes e veja qual será a melhor opção. Lembrando que quanto mais estável, melhor.


Depois, veja se seu computador está funcionando e se precisará de componentes extras, como fones de ouvido, microfone e webcam. Se você for usar um destes, faça testes antes da videoconferência, ligando para algum colega e até mesmo fazendo uma reunião de teste. Geralmente, usar estes componentes extras torna a qualidade da sua videoconferência melhor, tanto a sua voz e imagem, quanto a dos outros participantes. 

Se possível, deixe sua câmera disponível durante as reuniões online

Para tornar a experiência da videoconferência ainda mais pessoal e parecida com uma reunião presencial, faça o possível para participar com a sua câmera ligada. 


Para isso, vale reforçar que o ambiente em que você está fará parte da sua imagem e pode até mesmo interferir na sua comunicação, por isso, não esqueça de organizar o local onde seu computador está e verifique ao redor se não há algo estranho que pode aparecer no vídeo e desfocar a atenção dos outros participantes. Confira ainda a iluminação do local e se o mesmo é silencioso, para que não disperse sua atenção durante a videoconferência.


Hoje em dia, existem ferramentas que até mesmo permitem que você coloque fundos falsos na sua câmera, assim, ninguém vê o que está por trás de você, como seu quarto, sua casa, etc. Esta é uma funcionalidade bem bacana que está presente nas ferramentas Zoom e  Teams da Microsoft, por exemplo.

Deixe seu microfone mudo se não estiver falando

Para tornar a comunicação ainda mais assertiva e melhor, não se esqueça de deixar seu microfone no mudo quando você não estiver falando. Isso evita que ruídos indesejados sejam ouvidos pelos outros participantes da videoconferência.


Muitas vezes, quando estamos trabalho em formato home office, barulhos indesejáveis podem aparecer e nós não temos o controle de tudo. Eles podem ser: carros passando na rua, telefone, campainha, animais, crianças, etc. Por isso, se você puder evitar que estes barulhos sejam passados para a videoconferência, sem dúvidas a comunicação será bem melhor. Entretanto, se não for possível evitar estes sons ou mesmo se isso acontecer com outra pessoa que está na videoconferência, se mostre prestativo e empático, pois estas situações acontecem com frequência e são normais no ambiente de trabalho remoto.

Seja compreensivo e explore as funcionalidades da ferramenta de videoconferência 

Além da empatia que citamos no exemplo anterior, é importante destacar também que nem todas as pessoas se sentem confortáveis em abrir suas câmeras e aparecer em videoconferências. Por isso, se existir alguém com este perfil presente na reunião, seja compreensivo e abra a opção de conversar também pelo chat que está presente nas ferramentas de reunião online ou mesmo mude o formato para uma reunião apenas por voz. Assim, é possível evitar constrangimentos da equipe e colegas de trabalho. 


Se na verdade é você não se sente confortável, não fique intimidado e avise os outros participantes que vai interagir pelo chat disponível, assim, todos ficam integrados e qualquer tipo de desconforto é evitado. 

Evite reuniões muito longas

Como citamos no começo do artigo, existem momentos onde a videoconferência precisa ser implementada. Entretanto, tome cuidado para não banalizar este tipo de comunicação. Este estudo da Microsoft diz que em uma reunião virtual, devido ao nível mais alto de concentração dos participantes, a fadiga começa a ocorrer entre 30 a 40 minutos. 

Quebre o gelo e deixe o papo descontraído

Se a reunião for mais informal, não perca tempo e deixe a conversa mais descontraída entre os colegas. Use e abuse dos recursos que as ferramentas de videoconferência disponibilizam. Um exemplo simples é a funcionalidade de compartilhar a tela. Quem sabe você não apresenta um vídeo legal ou compartilha uma foto antiga do time? 


Este também pode ser um momento para fazer networking com pessoas diferentes da sua empresa, e até mesmo conhecê-las melhor. Sem dúvidas, elas terão algo para te ensinar, mesmo através de videoconferência. 


Tenha em mente que o melhor formato sempre será o presencial, justamente por ter o contato mais próximo com as pessoas, então quanto mais próxima a videoconferência for este formato, melhor será a comunicação.


Leia mais: Como fazer networking


Participe de videoconferências online e entenda tudo sobre esta nova modalidade de reuniões

Para entender completamente como este formato funciona, o melhor a se fazer é participar de mais reuniões online. Quanto mais experiência temos, melhor se torna as nossas futuras experiências e nosso aprendizado cresce exponencialmente. 


Apesar de distanciamento social, as ferramentas de videoconferência oferecem para nós uma ponte entre nosso trabalho, amigos e família, permitindo uma comunicação contínua, frequente e presente. 


Por isso, sempre que tiver esta oportunidade, participe de uma e fique por dentro das funcionalidades oferecidas, desta forma, sua comunicação por videoconferência online vai melhorar bastante e você se tornará especialista neste assunto. 


Você está em busca de recolocação profissional e participará em breve de entrevistas online? Então não deixe de conhecer nossos serviços para recolocação profissional, que preparam você para os processos seletivos e entrevistas. 


A driverh é uma das melhores consultorias de recolocação profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso que podem ser conferidos através das opiniões dos nossos assessorados em nossa página de depoimentos.

Tire dúvidas sobre a nossa metodologia com a nossa equipe através de um call objetivo. Para isso, basta preencher nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento:
contato@driverh.com.br, (11) 3130 6975 ou (11) 9.54816647.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters