+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

Como mudar de empresa para crescer na carreira
07/02/2020

Como mudar de empresa para crescer na carreira

Saiba o que considerar na hora de mudar de empresa e elabore uma estratégia eficiente para alavancar sua carreira

Decidir mudar de empresa pode trazer crescimento imediato para o profissional que consegue fazer essa movimentação com sucesso. Maiores salários e melhores posições são os objetivos mais comuns na busca por uma nova oportunidade de trabalho.
É importante tomar certos cuidados para que essa movimentação seja bem-sucedida, incluindo cuidados com a empresa atual. Confira nossas orientações para os profissionais que desejam se movimentar no mercado.

  • Autoanálise e estratégia são fatores importantes para uma boa transição entre empresas

O profissional que tem interesse em crescer na carreira deve considerar com cautela cada decisão tomada, avaliando diversos pontos antes de optar por uma movimentação de mercado. O profissional deve balizar suas expectativas para que não troque “seis por meia dúzia” e ainda saia com o seu currículo queimado, com passagens muito curtas.

O profissional deve ser honesto consigo mesmo e prestar atenção nos feedbacks recebidos em reuniões formais ou informais com seu gestor. A partir da identificação de pontos de melhoria de seu comportamento ou competências, poderá mudar essa realidade quando conquistar sua movimentação de mercado.
Caso o profissional identifique algum aspecto que o desagrada na empresa, o mesmo não deve considerar uma mudança para um concorrente direto, pois é possível que acabe encontrando ambientes e culturas similares, causando frustração ao invés da tão desejada movimentação.

Lembre-se: o objetivo da driverh é de que todos os seus assessorados façam transições de sucesso, permanecendo nas novas empresas durante o tempo que desejarem, obtendo sucesso e satisfação em suas vidas profissionais.

  • Mude pelos motivos e objetivos corretos

Caso tenha feito alguma transição recentemente, tenha cautela, pois não é positivo para seu histórico profissional permanecer por menos de um ano e meio (analistas e especialistas), ou menos de dois anos (para os gestores), dentro de uma empresa. É importante que o profissional não saia mudando de emprego por causa da primeira frustração ou desentendimento em seu ambiente de trabalho.

Quanto mais tempo o profissional fica em uma empresa, mais fácil será conquistar a sua transição com sucesso, com exceção dos profissionais que permanecem décadas na mesma empresa e posição. Tanto o profissional extremamente inquieto como o extremamente acomodado não são os perfis mais buscados pelo mercado de trabalho.
Quem permanece por mais de dois anos em uma empresa demonstra que consegue trabalhar com objetivos de médio e longo prazo, se fazendo importante para a empresa e para o time. Os que trazem resultados, de verdade, são os que permanecem por mais do que quatro estações!

Outro ponto interessante é não cair no erro de buscar crescimento apenas quando troca de empresa. Profissionais com esse perfil demonstram que sabem se vender, mas que não têm paciência para galgar melhores cargos na mesma empresa.

  • Como sair da empresa atual sem perder sua credibilidade

Se sua posição é C-level, com funções muito estratégicas e decisivas dentro da companhia, é recomendável agendar uma reunião com seu gestor e explicar, de maneira transparente e ao mesmo tempo discreta, que você pensa em sair da empresa atual em busca de novas oportunidades.

Explique que pretende avaliar o mercado de trabalho, sem entrar em detalhes, apesar da transparência sobre o desejo de mudança. Deixe claro que a empresa está indo por um caminho que não é o que você quer para sua carreira e que há uma discrepância de objetivos que faz com que você repense seu papel dentro da organização.
Em relação aos pontos negativos da empresa que você vai deixar, não é a hora de fazer qualquer tipo de comentário. Apontar erros durante uma transição vai apenas estafar o gestor e a equipe, tornando sua mudança algo estressante.

  • Buscando a nova oportunidade: Use seu tempo livre ou procure uma assessoria com boas referências e resultados

Para buscar uma boa oportunidade, invista seu tempo livre na procura por empresas, vagas, networking e cadastros. Mas, se o foco é divulgar o seu perfil de forma confidencial e respeitando a empresa atual, você pode contratar uma assessoria de recolocação profissional, como a driverh.

A assessoria de recolocação profissional cobre diversas atividades operacionais, como a busca por vaga e por boas indicações. O perfil de quem contrata uma assessoria será apresentado diretamente para os gestores e tomadores de decisão de cada empresa, onde estão as vagas aderentes aos perfis de diversos profissionais de diferentes cargos em posições importantes dentro das empresas.

Na falta de um networking, por exemplo, a consultoria fornece o próprio networking para quem contrata seus serviços de assessoria de recolocação profissional. Além do suporte operacional e da assessoria, o profissional que busca por uma nova oportunidade não precisa investir seu tempo, que geralmente é escasso, para fazer buscas ou se indicar para colegas e empresas. O fato é que, dependendo do nível de senioridade do profissional, pedir favores e indicações para colegas é algo que pode “não pegar bem” para a imagem do executivo.

Ao contratar uma assessoria, o profissional contará com as orientações personalizadas antes de cada entrevista que fizer no mercado. Sem contar que a Drive RH tem as melhores soluções e referências para quem busca crescimento profissional com objetivos bem definidos.

  • Tenha clareza de que está entrando em um ambiente novo

Sua carreira está bem estruturada, seu histórico demonstra bons resultados, e todos confiavam no seu trabalho na empresa anterior. Ótimo! Agora, os relacionamentos funcionarão de forma diferente: o profissional deverá, em seu novo local de trabalho, sair da zona de conforto e conquistar, do zero, a confiança e a credibilidade de seu time e de sua nova empresa como um todo.

É hora de provar que você é um profissional confiável e competente, pois o lado bom desse estranhamento na nova empresa é que será possível fazer correções na rota da sua imagem profissional e do seu comportamento. Com algum esforço, é possível preservar aspectos positivos e corrigir fatores que antes, na empresa passada, não eram tão bons.

Mudar de empresa é uma boa oportunidade de crescimento e autonomia na construção de uma nova imagem profissional/branding. É como se o profissional pudesse voltar no tempo e começar de novo, porém, com maturidade emocional e experiência profissional, algo que deve ser encarado por meio de uma perspectiva emponderadora, facilitando uma possível promoção a médio e a longo prazo dentro da nova empresa.

A driverh conhece o mercado e sabe como conduzir uma transição profissional de sucesso
Se a sua decisão é mudar de empresa e melhorar a construção de sua carreira, almejando uma trajetória de sucesso, conte com a assessoria da driverh.


©2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Como mudar de empresa em 2021

Recolocação Profissional

Como se recolocar no mercado pós pandemia

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters