+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO
03/12/2018

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Nesse artigo você irá compreender como um Processo Seletivo funciona e vai aprender a utilizar cada informação a favor de sua Recolocação ou Transição Profissional.

Você já parou para se perguntar como é criado e executado um processo seletivo?
 
Pois bem, esses steps anteriores à criação de uma vaga no mercado são -  nada mais, nada menos, do que os principais pontos que irão definir o Conteúdo do Job Description, o Fluxo do Processo Seletivo, e a Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo. 
 
É muito importante que o profissional que está buscando uma Recolocação Profissional entenda o que exatamente influencia todos os aspectos das oportunidades que são abertas no mercado, pois esse entendimento irá leva-lo à uma maior compreensão das necessidades da empresa em relação à essa oportunidade, e saber disso -  é, e deve ser utilizado como uma vantagem competitiva durante todos os processos seletivos que esse profissional participar.

Vamos começar:

 
  • O Conteúdo do Job Description

O conteúdo do Job Description é absolutamente dependente do planejamento estratégico da empresa. A forma com que uma empresa busca alcançar seus objetivos reflete no tipo de profissional que a empresa busca no mercado.
 
O profissional deve se perguntar o que a empresa busca alcançar com "o profissional descrito na oportunidade" - dependendo do nível de senioridade e experiência, do profissional, apenas lendo o JD, o mesmo poderá ter uma idéia do nível de maturidade daquela área especifica dentro da empresa e do que é esperado desse profissional que ocupará a vaga.
 
O profissional que está buscando uma nova oportunidade deverá estar sempre alinhado com os objetivos da empresa, procurar demonstrar que não é apenas aderente à oportunidade, mas ao momento e aos objetivos da empresa contratante.
 
 
  • O Fluxo do Processo Seletivo

O fluxo do processo seletivo é outra característica que fica evidente em um JD. Dependendo do nível de senioridade da oportunidade, e do como ela está inserida dentro do organograma da empresa, o profissional poderá ter uma idéia clara de como será o fluxo desse processo seletivo, e o tempo que esse processo demorará para ser concluído.
 
JDs escritos com um maior número de aspectos exclusivos (exclusão de pré-candidatos), são normalmente fruto de um fluxo mais organizado, pois a empresa sabe exatamente o que quer e espera desse profissional, fora que um JD bem escrito demonstra ser de uma empresa que leva a sério o trabalho de R&S.
 
Já um JD mal escrito e muito generalista, aponta para um fluxo desorganizado e uma empresa que não sabe exatamente o que quer, ou seja - maiores chances dessa oportunidade ser congelada ou cancelada.
 
O profissional deve buscar focar e gastar suas energias em oportunidades que estão estruturadas de uma forma mais organizada, dessa forma, verá sua conversão de entrevistas subir.
 
  • A Cadeia de Aprovação do Processo Seletivo

A cadeia de aprovação do processo seletivo é outro aspecto que fica claro quando observamos um JD atentamente - as responsabilidades listadas e a obrigatoriedade de um idioma apontam para um contexto de reporte especifico dentro da empresa. Se a vaga pede por um profissional que fale fluentemente um idioma, provavelmente, um profissional de fora do BR estará no fluxo de aprovação desse processo.
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Esses são os 3 pontos que são muito influenciáveis por aspectos estratégicos e características internas da empresa que abre uma oportunidade no mercado de trabalho - esses 3 pontos devem ser estudados para cada oportunidade, com o objetivo de que o profissional que busca por uma nova oportunidade, alcance bons resultados em suas entrevistas.

O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.
 

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?