+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Outplacement

Outplacement - Como funciona?
20/11/2019

Outplacement - Como funciona?

Como funciona o serviço de Outplacement?

Neste artigo falaremos sobre como funciona e quais são as facetas do serviço de Outplacement, serviço ofertado às empresas que desejam desligar seus colaboradores de forma humanizada, além de oferecer (em alguns casos) acompanhamento até a recolocação profissional (do colaborador desligado).

Primeiramente: você sabe o que é Outplacement?
O Outplacement é uma consultoria que oferece apoio às empresas e aos profissionais que foram recentemente desligados. Este apoio pode ser desde emocional, para auxiliar o profissional a se preparar para as mudanças em sua vida e carreira, e também profissional, preparando-os para os processos seletivos e para seu retorno ao mercado de trabalho.

O serviço de Outplacement também pode contemplar as buscas de oportunidades que se enquadram no perfil do profissional e indicações para as empresas, mas falaremos destas etapas mais a frente no artigo.

Este serviço funciona como um suporte especializado ao profissional desligado, oferecido pela empresa que fez a demissão, ou seja, ele não pode ser contratado diretamente por um profissional (pessoa física) do mercado, para isso, existem outros serviços como a assessoria para recolocação profissional.

Por quê as empresas contratam o serviço de Outplacement para seus colaboradores?
As empresas que procuram e utilizam o serviço de Outplacement estão claramente focadas em melhorar seus processos internos e o clima organizacional, tornando-os mais humanizados e produtivos para seus colaboradores.

A empresa que contrata tal serviço, busca principalmente oferecer:
 
  • Dignidade ao colaborador na hora do desligamento;
  • Respeito pelo momento difícil e transição do colaborador;
  • Empatia por considerar o profissional e querer ajudá-lo;
  • Novas oportunidades e conexões no mercado;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador;
  • Minimizar os impactos negativos de uma demissão, tanto na empresa e nos colaboradores que permanecem, quanto na vida do colaborador;

Através de métodos que atendem o profissional completamente, o Outplacement passa por diversas fases pode suportar o colaborador desligado de forma completa.

Como funciona o serviço de Outplacement: entenda as principais etapas
Para que o profissional não se sinta desamparado e abandonado por sua empresa anterior, são necessárias várias etapas que vão desde o âmbito emocional quanto profissional.

As principais fases de um serviço de Outplacement são:
 
  • Preparação para o desligamento
Geralmente, as empresas que contratam o serviço de Outplacement já o fazem antes de desligar os profissionais da empresa, para que a consultoria possa entender a situação de cada colaborador a ser desligado e começar a trabalhar o quanto antes com esses colaboradores. Além disso, podem acontecer situações que a própria consultoria contratada faz o desligamento dos profissionais.

Portanto, o trabalho da consultoria de Outplacement inicia-se antes do desligamento, através de conversas e alinhamentos sobre a carreira do profissional. Nestas conversas serão discutidos os diversos sentimentos que o profissional está tendo no momento, sua posição familiar e econômica, além das preocupações e responsabilidades que estão sobre o profissional. Em seguida, começam a ser discutidas as expectativas do mercado de trabalho e a futura carreira do mesmo.

Planejamento de carreira do profissional
Passada a fase delicada do choque da demissão, está na hora de iniciar a reestruturação do perfil desse profissional, ou seja, desenhar os planos para a carreira futura do mesmo.

Com a ajuda dos especialistas em Outplacement, será feita uma análise da carreira, passando por todas as experiências anteriores até a última, quando o mesmo foi desligado. É importante ter este parâmetro macro justamente para iniciar a percepção da carreira do profissional: por onde ele passou e até onde quer chegar em sua carreira?
 
  • Preparação do profissional para a recolocação
Com o planejamento em mãos, é hora de se preparar para o mercado de trabalho. E como isso é feito?

O Outplacement fará indicações de cursos, palestras, eventos, treinamentos, workshops e coachings que direcionarão o profissional no caminho da recolocação. Estas indicações podem ser tanto para melhorar pontos fortes e fracos que ele tem, quanto para aprender novas habilidades que o mercado procura (gaps profissionais do profissional desligado).

Focada no desenvolvimento de carreira, esta terceira fase do Outplacement, se levada a sério pelo profissional, pode ser um período extremamente enriquecedor e que irá elevar o patamar do perfil do mesmo, trazendo assim maior visibilidade do mercado de trabalho e consequentemente melhores propostas de emprego.
 
  • Busca efetiva da recolocação profissional
Como parte final do serviço de Outplacement, a consultoria irá ajudar os profissionais desligados com a busca de vagas e usará de seu networking para encontrar empresas e headhunters que poderão se interessar pelo perfil do profissional desligado. Também será feito consultoria e estruturação do currículo e redes sociais, mapeamentos de mercado, reposicionamentos de speechs de entrevista.

Após todo o preparo que foi feito durante as fases anteriores, o profissional se sentirá muito mais encorajado para suas próximas entrevistas e processos seletivos, sua visibilidade terá crescido perante o mercado, o que facilitará muito a sua recolocação profissional no mercado.

Gostei dos serviços oferecidos pelo Outplacement, posso contratar? 
O serviço de Outplacement atende o profissional de ponta a ponta e é exatamente por isso que ele é tão popular dentro das empresas hoje em dia e se mostra uma grande tendência de mercado para os próximos anos.

Entretanto, como citamos no começo do artigo, este serviço só pode ser contratado por empresas. Se você tem interesse em ter um parceiro especializado em recolocação profissional para te auxiliar durante sua transição de carreira, você deve acionar uma assessoria para recolocação profissional, como a driverh.

Entenda como os serviços de uma assessoria para recolocação profissional pode te ajudar

Para superar todos os desafios da recolocação profissional, os profissionais do mercado tem buscado suporte especializado com consultorias que prestam este serviço durante as transições de carreira.

A driverh é uma das melhores consultorias de recolocação profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso. Confira os depoimentos enviados por assessorados da driverh e entenda como nossos serviços fazem a diferença para o alcance das suas metas profissionais.

Conheça nossos serviços de recolocação profissional e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe através de um call objetivo, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento:
contato@driverh.com.br
11 3130 6975
11 9.54816647

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Recolocação Profissional de Gerentes

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters