+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Carreira

Como Fazer um Plano de Carreira
22/04/2019

Como Fazer um Plano de Carreira

Quando consideramos o mercado atual, em que as empresas têm um budget cada vez mais enxuto e restrito em termos de investimentos, infelizmente, uma das primeiras iniciativas a serem cortadas são as de desenvolvimento profissional e plano de carreira.
 
Portanto, todo profissional deve adotar uma atitude proativa e independente em relação ao seu plano de carreira, sem ficar dependendo de conversas internas na empresa, ou incentivos de gestores diretos.
 
Adicionalmente, quando pensamos em profissionais que estão em busca de uma recolocação ou uma movimentação profissional (transição profissional), essa afirmação se torna uma realidade absoluta, afinal, o profissional está apenas sem um contrato de trabalho, mas não deve se esquecer de planejar e desenvolver sua carreira.
 
Por esse motivo, a driverh estruturou um guia para o desenvolvimento de um plano de carreira que pode ser utilizado por profissionais de diferentes senioridades e segmentos do mercado corporativo. Veja abaixo o nosso passo a passo:
 
 
  • Determine quais são suas metas e os achievements que você deverá atingir ou performar para que alcance seus objetivos

Exemplo: Assumir uma posição de Gestão Comercial Sênior em 3 anos.
 
Achievements:
 
Desenvolver um relacionamento de confiança e rentável com distribuidores, gerando um resultado médio de X a cada Trimestre, durante ao menos 3 anos.
 
Aumentar em 15%/ano o resultado de contas estratégicas, através de incentivos diretamente no ponto de venda, gerando uma maior entrada e um relacionamento rentável para ambos os lados.
 
Capacitar e treinar 15 colaboradores para que sejam multiplicadores chave de subgrupos, gerando um saving de tempo na interface com colaboradores indiretos e terceiros - Utilizar esse saving de tempo para interface com a liderança C-Level da companhia.
 
Planejamento de sucessão de liderança: Aprofundar em uma mentoria com 3 colaboradores que deverão atingir resultados específicos para uma possível promoção.
 
  • Procure por pontos cegos em sua performance

Peça por feedback para profissionais que sejam de sua confiança – profissionais que sejam sinceros e não sabotadores. Nossa sugestão para feedbacks: Superiores diretos, pares e subordinados.
 
  • Aumente sua produtividade a cada mês

Liste todas as suas atividades profissionais e documente o tempo e energia gasto para executar suas atividades, inclusive as negociações (com seu time, pares e clientes) e as atividades de gestão de pessoas.
 
Exemplo: Quanto tempo você gasta para estruturar uma proposta comercial? Para fazer uma visita a um cliente? Para fazer uma reunião de gestão com sua equipe? Como você pode melhorar em termos de eficiência em cada atividade e atingir os resultados esperados? Existe alguma atividade que você possa delegar?
 
A cada mês você e seu time deverão ficar cada vez mais produtivos e eficientes. Isso gerará tempo para que você tenha interações mais estratégicas e que te darão visibilidade executiva para sua promoção.
 
  • Procure por um mentor

O mentor não precisa ser o profissional que você tem mais contato no dia a dia e também não deve ser o profissional que irá te dar dicas sobre como executar seu trabalho atual..., mas um profissional disposto a mostrar para você “quem é quem” entre os gestores e executivos, os objetivos e momentos estratégicos da empresa e os caminhos mais inteligentes para seu crescimento dentro da companhia.
 
  • Interaja com seus pares

Observe as dificuldades deles e se antecipe, buscando se desenvolver em temas desafiadores para eles também. Observe e aprenda com os erros e acertos de outros profissionais.
 
  • Use bem o seu saving de tempo

​Com o saving de tempo, gerado pelo aumento de sua eficiência e pelo desenvolvimento de seu time, envolva-se em atividades que aumentem sua exposição ao corpo executivo da empresa. Se envolva com projetos que incluem interação com esses executivos, pois, executivos promovem profissionais em que confiam.
 
  • Torne-se um profissional completo

Busque adquirir conhecimentos em gestão de negócios em modalidades diferentes. Exemplo: você é um gestor comercial do varejo, focado em relacionamentos com grandes contas. Você deve buscar saber como funcionam os negócios (incluindo as dificuldades) com os distribuidores, canais, gestão de desenvolvimento de produtos, terceiros. Esse princípio pode ser aplicado à qualquer área profissional.


_______________________________


O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo. Além disso, nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.
 
 

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?