Como criar uma rede de networking

Se você quer saber como criar uma rede de networking, está no artigo certo.

Para que um profissional construa uma carreira de sucesso ou se recoloque no mercado com mais facilidade, o mesmo deverá interagir com outros profissionais: seja em congressos, eventos ou situações sociais internas da empresa – o profissional deverá saber trabalhar com sua rede de networking e aprender a falar sobre si mesmo de forma autentica.

O que é networking?

O networking, quando trabalhado de forma adequada, é a arte de convencer possíveis colegas de trabalho, sobre seu valor como colaborador dentro de uma equipe e ecossistema de uma empresa alvo.

Portanto, não basta fazer as conexões corretas, ter um número alto de pessoas em sua rede de contatos. Você deverá, através de sua comunicação, transmitir uma mensagem clara e objetiva: o seu valor como um possível colega de trabalho.

Apresente-se da forma correta

A primeira pergunta que muitas pessoas fazem ao se conhecerem é: “Qual é a sua profissão?”. E embora a maioria de nós tenha respondido a esta pergunta um milhão de vezes, normalmente não levamos em conta o valioso recurso de narração que a pergunta oferece.

Uma resposta clara, concisa e convincente ajuda as pessoas a se conectarem a você e às suas motivações. Um bom direcionamento, é responder sobre o nome de sua empresa, cargo e objetivo do negócio.

Exemplo: Em vez de simplesmente dizer sua profissão — “Sou um Controller” — você pode responder: “Eu administro financeiramente uma empresa chamada driverh. Nós conectamos os melhores profissionais com as melhores oportunidades e vagas do mercado no Brasil”.

Essa forma de se apresentar, é útil para interações com possíveis gestores, contratantes e investidores do mercado corporativo. É útil também ajustar seu speech para contextos e públicos diferentes, pois um profissional da média gerencia, de recursos humanos, um investidor, um recrutador, ou um profissional C-Level, terão diferentes níveis de compreensão ou interesse em determinados pontos de seu speech de carreira.

Tenha certas histórias “na ponta da língua”

Algumas histórias são utilizadas e contadas com uma maior frequência, e é interessante que os profissionais que estejam buscando por uma nova oportunidade e uma recolocação, tenham em mãos: histórias de sucesso, fracassos, engraçadas e histórias célebres.

Todas essas histórias precisam ser claras e objetivas, e, quando contadas no momento certo, podem demonstrar seu caráter, revelar sua habilidade como líder ou demonstrar sua mais alta motivação.

Faça a gestão de seus contatos de networking

Captar esses contatos e encantá-los é apenas o início de todo o trabalho de gestão de seu networking, todo o profissional que busca se recolocar ou se movimentar no mercado, ou ainda… que apenas queira cultivar sua rede de networking de forma proativa, deve se preocupar em cultivar esses relacionamentos, estabelecendo uma frequência (não precisa ser mecânica e nem exata) de contato e interação.

Você pode otimizar seu tempo de interação e relacionamento encontrando diversas pessoas de uma única vez em eventos, por exemplo. Ou criando grupos realmente relevantes em uma rede, como o LinkedIn, postando artigos construtivos e divulgando entre sua rede.

Você pode chamar seus contatos para um almoço (mais íntimos) e cafés. Lembrando que quem convida, paga. O importante é que cada interação com seu networking, seja autentica e realmente relevante para ambas as partes.


© 2016 – Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria – Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

driverh
driverh