+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Outplacement

Como contratar uma Consultoria de Outplacement
25/12/2019

Como contratar uma Consultoria de Outplacement

Como contratar uma Consultoria de Outplacement


O serviço de Outplacement agrega grande valor às corporações que o contratam, devido ao significado que vem por trás da aquisição do serviço: o cuidado prestado aos colaboradores, mesmo durante o desligamento.

Para quem ainda não conhece, este serviço é aquele que oferece maior humanização e empatia aos colaboradores de uma empresa quando os mesmos precisam ser desligados. O serviço é contratado pela empresa que irá desligar e ele pode ser oferecido por outras empresas terceiras focadas em processos de recolocação profissional.

De forma prática, como funciona a consultoria de Outplacement?
Empresas que oferecem a consultoria de Outplacement estão prontas para atender outras empresas, ou seja, ele é oferecido para companhias, trata-se de um serviço B2B.

Ele pode ser contratado por empresas de pequeno, médio ou grande porte e o segmento delas não interfere na prestação da consultoria para os colaboradores desligados.

O departamento que costuma perceber a necessidade deste serviço geralmente é o de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, ou ainda outros setores que lidam com cultura corporativa e qualidade de vida.

Não existe um momento exato para a contratação do serviço, visto que o mesmo é perene e pode ser utilizado em qualquer momento do ano e em todas as fases que a empresa estiver passando. Por isso, se a empresa precisar desligar um ou cem colaboradores, o serviço será útil da mesma forma. Falaremos mais sobre o momento da contratação nos próximos tópicos do artigo.

Para finalizar, este serviço é extremamente completo e pode ser prestado a partir do momento que a empresa toma a decisão de desligar os funcionários (podendo inclusive, deixar esta função para a consultoria realizar).

Mas como escolher a melhor opção de consultoria de Outplacement para a sua empresa? Existem algumas variáveis que são obrigatórias na hora de fazer a seleção das opções no mercado. Continue a leitura e veja quais são elas.

Como contratar consultoria de Outplacement: as principais características para avaliação
Para selecionar um novo fornecedor para sua empresa, é essencial que vários cuidados sejam tomados. Se a empresa ainda não possui um procedimento fixo para a contratação de um novo serviço, o primeiro passo é a implementação do mesmo, afinal, são estas regras que guiarão todas as contratações futuras e trarão maior segurança e padronização dos processos da empresa. Inclusive, as regras abaixo já podem ser um guia inicial para a criação dos procedimentos de contratação.

Como o serviço de Outplacement é contratado em um momento delicado, a cautela a ser tomada nesta decisão deve ser redobrada. Siga os passos abaixo e escolha a melhor empresa de consultoria:
 
  • Avalie o momento da empresa e a necessidade do serviço
Antes de contratar o serviço de Outplacement e até mesmo de pesquisar as opções do mercado, entenda o momento em que a sua empresa está passando: é mesmo necessário a contratação deste tipo de consultoria? A empresa fará desligamentos nos próximos meses? Qual a cultura atual praticada de desligamento?

É importante que estas perguntas sejam respondidas para avaliar se é o momento certo para a contratação deste serviço, pois não é simplesmente um novo serviço que entrará na empresa e sim uma mudança de cultura e de processos que vão alterar a imagem da empresa perante os colaboradores atuais.

Por isso, avalie muito bem se é o momento certo e se a resposta for sim, prepare o terreno: informe gestores e líderes da empresa, divulgue entre os colaboradores, altere o manual de comportamento e de melhores práticas da empresa, entre outros.
 
  • Peça indicações de empresas parceiras, busque por empresas no LinkedIn e no Google
Depois de selecionar as empresas, não deixe de fazer um processo de seleção que esteja de acordo com as políticas da sua empresa. Geralmente, para a entrada de um novo fornecedor, é necessária a verificação de segurança de informações e dados, comprovações perante a lei, entre outros.
 
  • Preze por empresas que ofertam várias frentes e modalidades de serviços
Um dos parâmetros que você precisa analisar antes de contratar o Outplacement é a gama de serviços oferecidos pela consultoria.

Um serviço de Outplacement envolve várias etapas da recolocação, que vão desde o apoio emocional ao colaborador que foi desligado até mesmo à processos como a busca de novas oportunidades (Jobhunting), por isso, esta análise torna-se essencial para que você contrate a empresa que irá te atender de forma completa.

Além disso, é necessário considerar se a empresa presta serviços personalizados. O mercado atual é complexo e cada empresa necessita, ou pode arcar financeiramente, com  um tipo específico de suporte para seus colaboradores desligados. A empresa consegue prestar um serviço personalizado e ao mesmo tempo, com qualidade?

Para não ter erros, veja abaixo a lista dos serviços que estão dentro do Outplacement e que podem ser oferecidos:
  • Desligamento dos profissionais.
  • Planejamento e mapeamento de oportunidades para a carreira dos colaboradores desligados.
  • Preparação dos profissionais para a recolocação através de cursos, workshops, palestras, coaching, etc.
  • Busca efetiva da recolocação profissional no mercado de trabalho, através de indicações pró ativas e busca de vagas.

Após verificar os serviços ofertados pela consultoria, passe para o próximo passo, que é conhecer mais de perto a empresa que você pretende contratar.

Não confie em promessas fora do comum
Mesmo com um serviço muito bem estruturado, alguns profissionais podem vir a não alcançar sua recolocação no final do processo.

O Outplacement é um serviço focado no crescimento e desenvolvimento do profissional, por isso, seu ideal é deixar mais do que somente um novo emprego no final do processo, ou seja, deixar um profissional muito mais preparado e autoconfiante para as oportunidades que virão durante toda a sua carreira.

Por isso, se uma consultoria está prometendo a recolocação do seu antigo profissional até um determinado período de tempo ou mesmo que a pessoa não sairá da consultoria sem estar recolocada, descarte essa opção.

Está em busca de recolocação profissional? Contrate uma assessoria
Sabemos que os serviços de consultoria de Outplacement são muito atrativos e que você pode estar se perguntando: será que existe um serviço destes para pessoas físicas? A resposta é sim, existe, e ele se chama Assessoria para Recolocação Profissional.

Ou seja, se você foi desligado mas sua empresa antiga não lhe ofereceu o serviço de Outplacement como suporte para sua próxima recolocação, não se preocupe, ainda existe uma opção que pode te trazer muitos benefícios.

A driverh é uma das melhores consultorias de recolocação profissional do Brasil, com centenas de casos de sucesso. Confira os depoimentos enviados por assessorados da driverh e entenda como nossos serviços fazem a diferença para o alcance das suas metas profissionais.

Conheça nossos serviços de recolocação profissional e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe através de um call objetivo, preencha nosso formulário de contato e retornaremos para você, ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento:
contato@driverh.com.br
11 3130 6975
11 9.54816647

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

Como contratar os serviços de Jobhunter

Outplacement

O que é Outplacement?

Recolocação Profissional

Modelo de carta de apresentação

Recolocação Profissional

6 erros fatais que reprovam nas entrevistas

Recolocação Profissional

Dicas para entrevista de gestor

Recolocação Profissional

Qual é o seu ponto forte? Como responder

Recolocação Profissional

Como funciona a Recolocação Profissional

Recolocação Profissional

Como ser aprovado na entrevista final

Recolocação Profissional

Como criar uma rede de networking

Recolocação Profissional

Como usar o Linkedin para procurar emprego

Recolocação Profissional

Dicas para um currículo perfeito

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

Como funciona um processo seletivo

Recolocação Profissional

Como procurar emprego da forma correta

Recolocação Profissional

Vagas confidenciais: como funcionam?

Recolocação Profissional

Fiquei desempregado, e agora?

Recolocação Profissional

Como ser encontrado por headhunters