+55 (11) 3130 6975 | +55 (11) 95481 6647

Recolocação Profissional

COMO COMEÇAR A CONSTRUIR SUA REDE DE NETWORKING
13/05/2019

COMO COMEÇAR A CONSTRUIR SUA REDE DE NETWORKING

Para que um profissional construa uma carreira de sucesso ou se recoloque no mercado, o mesmo deverá interagir com outros profissionais: seja em congressos, eventos ou situações sociais internas da empresa..., o profissional deverá saber trabalhar com sua rede de networking e aprender a falar sobre si mesmo de forma autentica.
 
O networking, quando trabalhado de forma adequada, é a arte de convencer possíveis colegas de trabalho, sobre seu valor como colaborador dentro de uma equipe e ecossistema de uma empresa alvo.
 
Portanto, não basta fazer as conexões corretas, ter um número alto de pessoas em sua rede de contatos. Você deverá, através de sua comunicação, transmitir uma mensagem clara e objetiva: o seu valor como um possível colega de trabalho e/ou liderado.
 
  • Me fale sobre você?
A primeira pergunta que muitas pessoas fazem ao se conhecerem é: "Qual é a sua profissão?". E embora a maioria de nós tenha respondido a esta pergunta um milhão de vezes, normalmente não levamos em conta o valioso recurso de narração que a pergunta oferece.
 
Uma resposta clara, concisa e convincente ajuda as pessoas a se conectarem a você e às suas motivações. Um bom direcionamento, é responder sobre o nome de sua empresa, cargo e objetivo do negócio.
 
Exemplo: Em vez de simplesmente dizer sua profissão — "Sou um Controller" — você pode responder: "Eu administro financeiramente uma empresa chamada driverh. Nós conectamos os melhores profissionais com as melhores oportunidades e vagas do mercado no Brasil".
 
Essa forma de se apresentar, é útil para interações com possíveis gestores, contratantes e investidores do mercado corporativo. É útil também ajustar seu speech para contextos e públicos diferentes, pois um profissional da média gerencia, de recursos humanos, um investidor, um recrutador, ou um profissional C-Level, terão diferentes níveis de compreensão ou interesse em determinados pontos de seu speech.
 
  • Tenha certas histórias “na ponta da língua”
Algumas histórias são utilizadas e contadas com uma maior frequência, e é interessante que os profissionais que estejam buscando por uma nova oportunidade e uma recolocação, tenham em mãos: histórias de sucesso, fracassos, engraçadas e histórias célebres. Todas essas histórias precisam ser claras e objetivas, e, quando contadas no momento certo, podem demonstrar seu caráter, revelar sua habilidade como líder ou demonstrar sua mais alta motivação.
 
  • Cultive seus Contatos
Captar esses contatos e encantá-los é apenas o início de todo o trabalho de gestão de seu networking, todo o profissional que busca se recolocar ou se movimentar no mercado, ou ainda... que apenas queira cultivar sua rede de networking de forma proativa, deve se preocupar em cultivar esses relacionamentos, estabelecendo uma frequência (não precisa ser mecânica e nem exata) de contato e interação.
 
Você pode otimizar seu tempo de interação e relacionamento encontrando diversas pessoas de uma única vez em eventos, por exemplo. Ou criando grupos realmente relevantes em uma rede, como o LinkedIn, postando artigos construtivos e divulgando entre sua rede. Você pode chamar seus contatos para um almoço (mais íntimos) e cafés... lembrando que quem convida, paga, rs.

O importante é que cada interação com seu networking, seja autentica e realmente relevante para ambas as partes.


___________________________

O profissional que está buscando uma Recolocação ou Transição Profissional (mudança de empresa), irá encontrar na seção de Artigos do site da driverh, muito conteúdo verdadeiramente útil e construtivo.

Além disso, 
nosso canal do YouTube é o melhor canal sobre Recolocação e Mercado de Trabalho do Youtube, e tem um conteúdo de primeira qualidade sobre entrevistas - você pode acessar o canal clicando aqui - não deixe de se inscrever e ativar as notificações (clicando no sininho).
 
Conheça aqui alguns profisisonais que foram assessorados em suas Recolocações Profissionais conosco e rapidamente conseguiram voltar ao mercado.
 


© 2016 - Todo conteúdo produzido no site www.driverh.com é original e de autoria própria - Protegido pela Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais na Internet.

Compartilhar:

Últimos artigos

Recolocação Profissional

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO

Recolocação Profissional

6 ERROS FATAIS QUE REPROVAM NAS ENTREVISTAS

Recolocação Profissional

QUAL É O SEU PONTO FORTE? COMO RESPONDER

Recolocação Profissional

Como ter um currículo atrativo

Recolocação Profissional

Os melhores sites de vagas de emprego

Recolocação Profissional

COMO FUNCIONA UM PROCESSO SELETIVO

Recolocação Profissional

COMO PROCURAR EMPREGO DE FORMA EFICIENTE

Recolocação Profissional

Por que existem vagas confidenciais?

Recolocação Profissional

FIQUEI DESEMPREGADO, E AGORA?